Por: A Tribuna
23/10/2019
11:10

Dando continuidade aos trabalhos de melhorias na rede de iluminação pública do município, a Prefeitura de Serra Negra, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, realizou novos serviços de instalação e substituição de luminárias em praças públicas, com recursos próprios.

Foram contempladas esta semana a Praça Rolando Milani, localizada no Jardim Iara, que recebeu nova iluminação, e a Praça Ângelo Zanini, no Bairro Campo do Sete, que teve suas luminárias em sódio substituídas por LED.  

De acordo o departamento de energia elétrica da Prefeitura, a atual gestão tem investido neste serviço que traz qualidade de vida ao cidadão, colabora com a segurança pública e traz economia de gastos para o município. “Essa economia pode chegar a 60% nos cofres públicos e, com isso, teremos mais recursos para investir em melhorias”, declara o engenheiro eletricista da Prefeitura, Deoclécio Anghinoni Falcão, que acrescentou: “além de apresentar melhor luminosidade e redução de 41% no consumo de energia, teremos custos menores de manutenção com durabilidade maior, de aproximadamente 15 anos”.

De acordo com o Prefeito Sidney Ferraresso (DEM), a meta é atender todos os bairros. “Estamos também ampliando a rede elétrica da cidade, com o propósito de alcançar a todos que não possuem essa benfeitoria até final de 2020”, garante. 

Esta foi a etapa final do projeto de revitalização da Praça Ângelo Zanini, que teve as obras inauguradas em setembro, na programação de aniversário do município. Foram realizadas a recuperação da cobertura, do portal de entrada e do alambrado externo da quadra, a modernização da iluminação, a troca de piso e a construção de vestiários masculino e feminino, além de depósito para materiais esportivos e banheiros com acessibilidade para cadeirantes.

Ações já realizadas

De janeiro a outubro, cerca de R$ 300 mil foram investidos na iluminação pública de diversas vias de Serra Negra, entre elas: rua Amélia Massaro, bairro das Palmeiras; rua Antônio Pedro Topan, Centro; rua Antônio Pinto da Fonseca, Posses; rua Dr. Paulo Pimentel Mangeon, Centro; rua João Zanona, bairro dos Macados (Loteamento Pracidolândia); rua José Caetano dos Santos, Bairro das Posses (Loteamento Nova Serra Negra); rua Luigi Bernardi Marchi, Centro; rua Mathilde Artuso, Centro; rua Orlando Pesseti, bairro das Posses (Loteamento Nova Serra Negra); rua Presidente Costa e Silva, Centro; rua Professor José Laffranchi, bairro das Posses (Loteamento Nova Serra Negra); rua Sebastião de Almeida, Bairro das Posses (Loteamento Nova Serra Negra); rua Sebastião Pereira Dias, Bairro dos Francos (Loteamento São Luis); rua Irineu Giraldi, Bairro das Posses (Loteamento Giraldi); Avenida Ariovaldo Viana, Bairro das Posses; Estrada Municipal Sebastião Godoy Bueno, Bairro das Posses; Estrada Municipal Carlos Canhassi, bairro dos Leaes; Estrada Municipal Maria Canhassi, bairro dos Leais e Travessa da Rua Rosa da Costa Oliveira, bairro Três Barras.

Em fevereiro, foram beneficiados moradores do bairro dos Leais, no trecho das ruas Carlos Cagnassi e Maria Catini Cagnassi, localizados nas proximidades da quadra de esportes do bairro. Ao todo foram instalados 18 postes com luminárias públicas, numa extensão de aproximadamente 600 metros lineares.

Em março, o trecho da Estrada Municipal Sebastião Godoy Bueno, próximo ao loteamento Jardim Serra Negra, bairro das Posses, recebeu uma extensão de rede de energia com 16 conjuntos completos de iluminação pública com lâmpadas de LED.

Também em março foram executadas obras nas ruas: Antônio Pinto da Fonseca (bairro das Posses), Dr. Paulo Pimentel Mangeon (Centro), João Zanona (Bairro das Posses), José Caetano dos Santos (Loteamento Nova Serra Negra), Rui Luigi Bernardi Marchi (Loteamento Jardim Itália), Mathilde Artuso Salomão (Jardim Iara), Presidente Costa e Silva (bairro dos Francos), Professor José Lafranchi (Loteamento Nova Serra Negra), Rua Sebastião de Almeida (Loteamento Nova Serra Negra), Sebastião Pereira Dias (Loteamento Parque Fonte São Luís) Rua Irineu Giraldi (Loteamento Giraldi) e Travessa da Rua Rosa da Costa Oliveira (bairro das Três Barras).

Em maio, foi realizada a substituição das lâmpadas por LED em 70 luminárias nas ruas do Centro, sendo elas: Visconde do Rio Branco; Monteiro Lobato; Padre João Batista Lavelo; Tiradentes; Capitão Francisco Cunha; Firmino Cavenaghi; XV de Novembro; Duque de Caxias; Edno Moscão; Brasil; José Bonifácio e José J. Zuanazzi, além das praças Lourenço Franco de Oliveira e XV de Novembro.

No mês de julho, a Avenida Ariovaldo Viana, que dá acesso a vários loteamentos nos bairros das Posses e dos Macacos, recebeu extensão de rede primária e secundária, onde também foram instaladas luminárias com tecnologia LED.

Em setembro, foi feita a troca de mais 173 luminárias em ruas do Centro de Serra Negra.

Esta é a segunda etapa do cronograma de renovação de iluminação pública do setor de engenharia elétrica da Secretaria de Obras e Infraestrutura. O investimento é de R$ 158.345,00, com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). A primeira etapa já executada teve 378 luminárias substituídas.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura