A Prefeitura de Monte Alegre do Sul entregou aÌ população, em solenidade realizada na quinta-feira, 20 de fevereiro, a Base Descentralizada do SAMU. O equipamento fica localizado ao lado do Paço Municipal e tem estrutura adequada para prestar socorro imediato aÌ população. As dependências reúnem dormitórios para descanso dos plantonistas, cozinha, vestiários, além dos setores de descarte, almoxarifado e escritório.
Em pouco mais de 30 dias, a Prefeitura Municipal conseguiu implantar toda a estrutura necessária para a entrega deste essencial serviço no atendimento de urgência, garantindo que a nossa população receba o socorro necessário de maneira aìgil e eficiente.
“A Base Descentralizada do SAMU representa um avanço na nossa rede de saúde, permitindo uma resposta mais rápida e uma cobertura ainda mais eficaz, destaca a administração municipal”, diz nota divulgada pela Prefeitura.
O SAMU opera 24 horas por dia e deve ser acionado pelo número 192, sendo que os chamados são regulamentados pela central regional do serviço, que fica em Braganca Paulista e que eì responsável pelo direcionamento do socorro.
Quando o SAMU deve ser acionado?
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deve ser acionado em situações de emergência como:
* Problemas cardiorrespiratórios;
* Intoxicação exógena e envenenamento;
* Queimaduras graves;
* Maus tratos;
* Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto;
* Tentativas de suicídio
* Crises hipertensivas
* Dores no peito de aparecimento súbito
* Acidentes/traumas com vítimas
* Afogamentos
O SAMU não deve ser acionado para:
* Transporte para consulta médica ou para realização de exames;
* Situações clinicas não urgentes (dor lombar crônica, febre baixa, problemas crônicos de saúde etc.);
* Situações em que existe a condição de deslocamento por meios próprios ao atendimento hospitalar;
Situações naÞo-emergenciais devem ser direcionadas ao setor de ambulância do Departamento de Saúde, através do número (19) 3899-1833.
Twittar | Compartilhar |