Por: A Tribuna
04/02/2020
09:02

A Faculdade Estadual de Tecnologia (Fatec) de Itapira “Ogari de Castro Pacheco” realizou na terça-feira (28), a doação de 32 garrafas pet cheias de lacres de latinhas de alumínio para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapira. A ação desenvolvida em parceria com os estudantes dos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão da Produção Industrial e Gestão Empresarial; docentes e funcionários resultou na coleta de mais de 80 mil lacres.

Desenvolvida durante todo o ano de 2019, a iniciativa tem como finalidade reduzir os impactos ambientais resultantes do descarte incorreto desses materiais na natureza. De acordo com a diretora escolar da Apae, Lucineia Baldessini os lacres serão futuramente comercializados e o montante empregado na aquisição de cadeiras de rodas e cadeiras de banhos. Atualmente a entidade itapirense atende cerca de 250 usuários de várias idades e é reconhecida pela qualidade na prestação de serviços à pessoa com deficiência.

Além da coleta de lacres de latinhas de alumínio a Fatec de Itapira também promove a arrecadação de pilhas e baterias usadas, materiais escolar e óleo de cozinha usado. Os materiais ao invés de serem descartados no lixo comum são entregues a instituições e entidades privadas parceiras da Fatec de Itapira, como é o caso das Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira) e Casa da Criança Celencina Caldas Sarkis. A Fatec de Itapira destina as pilhas, baterias de celulares e outros componentes eletrônicos para uma empresa especializada no descarte desse tipo de material que altamente perigoso para o meio ambiente devido à grande concentração de metais pesados e tóxicos. Enquanto que as embalagens e restos de material escolar (lápis, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes e marcadores de quadro branco) tem como destino a Ascorsi. Já o óleo de cozinha usado entregue em garrafas pet no ecoponto disponível dentro da faculdade é comercializado pela Casa da Criança, que mantém com esse dinheiro boa parte do trabalho assistencial que desenvolve. Os resíduos de fritura são utilizados por empresas para a fabricação de produtos de limpeza e biodiesel.

Além disso a Fatec de Itapira realiza diariamente a separação de materiais orgânicos e recicláveis. Participaram da entrega dos lacres na Apae o Diretor da Fatec de Itapira, Luiz Henrique Biazotto; Diretora de Serviços Administrativos, Josiane Borracini de Carvalho; a Assessora Técnica Administrativa, Adriana Fernandes Teixeira e a Assessora Administrativa, Taciana de Oliveira Júlio.

A Fatec de Itapira fica localizada à rua Tereza Lera Paoletti, 590 no Jardim Bela Vista. Doações de lacres, óleo de cozinha usado, pilhas e baterias podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h00 até às 21h30. Já aos sábados o atendimento acontece das 7h30 às 13h00. Outras informações sobre os processos seletivos, concursos, eventos e oficinas podem ser obtidas através do site www.fatecitapira.edu.br; pelos fones (19) 3843.1996 e 98933.6291 (WhatsApp) ou redes sociais da faculdade, Likedin, Facebook, Twitter e Instagram.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78