Por: A Tribuna
15/10/2019
10:10

A UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) recebeu ... alunos de ensino médio nesta quarta-feira, 9 de outubro, durante a 20ª edição de sua feira de profissões, a UniFAJ Aberta. Os estudantes puderam conhecer as ações desenvolvidas nos mais de 25 cursos de graduação da nas áreas de saúde, humanas, exatas, biológicas e agrárias. Os visitantes vieram de escolas, sediadas em municípios de São Paulo e Minas Gerais.

“O objetivo desse evento é auxiliar os estudantes de ensino médio a conheceram mais a realidade das profissões. Desenvolvemos uma série de atividades práticas nas mais diversas áreas. Coordenadores, professores, alunos, estão aqui para conversar com nossos visitantes, para fornecer informações sobre os cursos e tirar todas as dúvidas”, afirma o pró-reitor acadêmico da UniFAJ, professor José Carlos Pacheco Coimbra.

O pró-reitor ainda lembrou bons resultados da UniFAJ, que uma vez os cursos que foram submetidos ao Enade 2018 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) obtiveram as notas mais elevadas. O destaque foi a graduação de Marketing que recebeu a nota máxima (5), o que o coloca entre os melhores da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Também se destaca Medicina Veterinária da UniFAJ, que de acordo com o Catho Educação, é reconhecida como a terceira melhor graduação de Medicina Veterinária do Brasil.  Os cursos da UniFAJ também obtiveram alta performance no RUF (Ranking Universitário Folha), divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, no qual a Instituição aparece no 4° lugar entre os centros universitários do Brasil, 2° lugar no estado de São Paulo e na RMC (Região Metropolitana de Campinas) todos os cursos da UniFAJ estão em 1º lugar.

“Tivemos a oportunidade de mostrar todos os nossos diferenciais, as nossas colocações no Enade, no qual os nossos cursos estão entre os melhores do Brasil e obtivemos nota 5 (máxima), além de ficar em primeiro lugar na RMC (Região Metropolitana de Campinas) no RUF da Folha e no Quero Educação do Estadão”, destaque Coimbra.

“A cada ano a gente aumenta mais o nível de público que vem a nossa instituição que pode constatar a qualidade dos nossos cursos que estão entre os melhores da região, do estado e do Brasil. Nossa Medicina Veterinária, por exemplo, pelo Catho Educação, é o diploma que mais representa hoje oportunidade de emprego na área. No Enade tivermos nota 5, devido ao desempenho de cursos que hoje têm um destaque muito grande, como Logística, Marketing, Administração, Direito, Fisioterapia, Educação Física, Psicologia”, reforça o diretor acadêmico de unidade (Campus 2) professor Flávio Fernandes Pacetta.

Ele ainda afirma que a qualidade dos cursos oferecidos pela UniFAJ se dá por conta do investimento na estrutura, corpo docente qualificado, além de prática desde o início das aulas. “Nós mostramos isso no UniFAJ Aberta, que aconteceu durante o dia todo (das 8 às 22h), para que toda a comunidade pudesse vir e sentir como é, de fato, estudar numas das melhores instituições do País”, frisa Pacetta.

O evento também serviu para que a instituição apresentasse novidades: dois novos cursos, um de Gestão de Recursos Humanos e um de Gestão na Tecnologia da Informação. “O curso de Gestão na Tecnologia da Informação é inédito na região e pouquíssimas instituições oferecem. É voltado para o profissional que quer se inserir no mercado nessa área que está crescendo e que envolve inteligência artificial, novas tecnologias para os negócios”, explica o professor Hector Escobar, diretor acadêmico de unidade (Campus 1).

“Embora exista uma crise econômica e um índice de desemprego elevado nos últimos anos, existem alguns setores da economia que são pujantes, mas que ainda não têm um número suficiente de profissionais para atender esse crescimento, e é justamente esse setor da tecnologia que está demandando profissionais, e nós obviamente atentos ao que o mercado estabelece, construímos um projeto pedagógico em conjunto com a IBM para oferecer esse curso voltado a esse perfil profissional”, informa Escobar. 

Feira de Profissões 

Os visitantes que passaram pelo campus 2 da UniFAJ na quarta-feira, puderam conhecer um pouco mais sobre cada curso oferecido pela instituição. “A UniFAJ Aberta é um evento que propicia ao estudante uma oportunidade de conhecer melhor a medicina veterinária, a infraestrutura do curso, as possibilidades profissionais que essa carreira oferece, e certamente o ajuda a decidir acertadamente sobre seu futuro”, comenta o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Rogério Cury.

A área de ciências agrárias também esteve representada pela FAAGROH (Faculdade de Agronegócios de Holambra). “O evento é uma oportunidade muito grande para os alunos que têm a difícil missão de decidir o que querem fazer no futuro. Para nós acaba sendo uma oportunidade de abrir as portas e apresentar as inúmeras alternativas e possibilidades de futuro para esses jovens. Por isso toda atenção, todo carinho, com cada um deles. O que vale é fazer com que ele se sinta em casa, confortável e com vontade de estudar aqui”, afirma o professor Geraldo Eisynk, diretor da FAAGROH.

A Escola de Negócios da UniFAJ apresentou as novidades e atividades dos cursos Marketing, Logística, Contábeis, Administração,  Tecnologia para Negócios, RH e Direito. “Desenvolvemos um teste de perfil para áreas de gestão. O aluno que faz o teste e descobre qual a maior área de interação nos negócios”, explicou o professor Rogério Gomes, coordenador da Escola de Negócios UniFAJ.

Os estudantes foram atraídos, por exemplo, por um Jogo das Argolas, dinâmica dos riscos para o empreendedor e avaliação do perfil do gestor, propostos pelo curso de Administração. “O curso de Administração tem, desde abertura do evento, grande procura para esclarecimentos de dúvidas, para conhecimento da abrangência do curso e expectativas de carreira. Muitos alunos do ensino médio realizando o teste de perfil de negócios, que indica o curso de maior a finalidade com cada perfil”, disse o coordenador, professor Luis Pontes.

No espaço dedicado aos cursos de exatas, foram expostas, pela Engenharia Civil, oficinas de maquetes de palitos; canteiro de obra sustentável; concursos de pontes e guindastes de palitos; desafio de montagem de estruturas com o projeto mola; entre outros temas. “Os alunos visitantes puderam tirar suas dúvidas sobre as áreas de atuação do engenheiro civil, conhecer os diferencias do curso e a nova metodologia de ensino Educar. Os visitantes puderam presenciar alguns ensaios nos laboratórios de solos, águas e materiais e participaram de oficinas de maquetes de palitos”, conta a coordenadora do cruso, professora Natália Lo Tierzo.

“Engenharia de Produção conseguiu nesse UniFAJ Aberta encantar os alunos com a demonstração dos projetos: Aeromodelo, Kart e máquina de pizzas. Acreditamos que a essência das aulas práticas foram transmitidas e todos os visitantes ficaram encantados com esse diferencial do nosso curso”, comenta o coordenador professor Silvio Cavallari.

O coordenador de Ciência da Computação, professor Isaías de Queiroz Ramos, cita que “os alunos e coordenação do curso tiveram a oportunidade de apresentar aos visitantes o Campus da Instituição em realidade virtual, trabalho desenvolvido pelo ex-aluno Ricardo de Jesus de Sousa, ambiente para desenvolvimento de aplicativos para celulares, entre outras. Também, foram apresentados os diferenciais do curso como, professores com titulação, experiência no mercado de trabalho, oportunidade de trabalhos e parcerias com as empresas da RMC.”

A Engenharia de Controle e Automação, sob coordenação do professor André Mendeleck, apresentou alguns equipamentos utilizados nas aulas de circuitos, os ROVERs desenvolvidos pelos alunos e duas impressoras 3D. No laboratório de robótica foram apresentados projetos dos alunos, como o robô ABB atuando como preparador de sucos, um vídeo com imagens dos projetos realizados pelos alunos e 1 impressora 3D.

Os visitantes ainda conheceram detalhes dos curso de Saúde. “A participação da Educação Física na UniFAJ Aberta é, praticamente, um evento a parte. Esse ano tivemos 37 alunos da graduação envolvidos diretamente em cinco ações diferentes. O envolvimento dos alunos é impressionante, eles de fato sentem orgulho em apresentar o curso aos alunos Do ensino médio. Isso é um motivo de muito orgulho para a gestão do curso, podem contar com o apoio de um time tão  comprometido em representar esse curso tão premiado”, frisa o coordenador, professor Taiguara Costa.

“O curso de Fisioterapia, este ano, trouxe para o estande a proposta do atendimento na área de Fisioterapia Esportiva, contando com a participação dos alunos do 4º ao 10º semestres que são estagiários da nossa parceira AAPP (Ponte Preta) e também participam da Liga da Saúde do atleta. Na sala 1, estruturamos uma simulação de Clínica de Fisioterapia, para mostrar algumas das diversas áreas de atuação da fisioterapia. Tivemos dez professores do curso trabalhando diretamente no evento, e mais de 50 alunos. É um evento tradicionalmente esperado pelos alunos, que se empenham e têm prazer em mostrar o curso de sua escolha”, declara a coordenadora, professora Erica Baciuk.

O público também teve contato com outro departamentos e programas acadêmicos da UniFAJ. “O TOM está participando com uma exposição nos corredor dos blocos, do Banco de Talentos da UniFAJ, com fotos e desenhos de alunos, docentes e funcionários. Além de um estande com informações sobre as Iniciativas Socioculturais e materiais orientativos espalhados pelos stands dos cursos. O Alumni também está presente nos stands, incentivando a inscrição de nossos ex-alunos para que recebam informações sobre os eventos e oportunidades de interações com a UniFAJ”, explica Natália Marangão, gestora dos dois programas.

Os pesquisadores do NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar) dialogaram com os visitantes sobre os trabalhos de pesquisa desenvolvido reforçando a importância da pesquisa e sua relevante contribuição social, bem como, na formação dos futuros profissionais.

Já o Grupo de Estudos Momento - apresentou a Ação Garagem do Momento, que por sua forma inovadora, criativa e lúdica leva a pesquisa para o dia a dia das pessoas - @garagem_do_momento.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78