Por: A Tribuna
18/09/2019
14:09

Novamente o curso de Nutrição da UniFAJ apresenta para a comunidade acadêmica temas de interesse geral, com o objetivo de orientação sobre o campo da Nutrição. Neste ano em particular, a profissão comemora 80 anos de formação, em função do primeiro curso de Nutrição no Brasil, implantado na Faculdade de Saúde Pública de SP (USP), e 15 anos de formação da graduação na UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna).

Além da linha do tempo ter sido exposta em fotos e dados históricos, os alunos apresentaram trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos na UniFAJ. Cada semestre ficou encarregado da abordagem pertinente aos conteúdos expostos.

O 2º semestre apresentou o Guia Alimentar para População Brasileira, tendo como foco estimular o consumo de alimentos in natura, orientando os riscos da alimentação pautada em ultraprocessados que atualmente são os responsáveis pelo alto nível de obesidade no país.

O 4º semestre trouxe a Fake News em Nutrição, na qual os alunos demonstraram os riscos das famosas “Dietas Milagrosas”. Foram abordadas as dietas da Lua, do Sangue, da Melancia, do Glúten...etc, sendo que cientificamente não oferecem qualquer resultado, além de colocarem em risco a saúde de seus seguidores.

O 6º semestre mostrou a linha do tempo de formação do profissional nutricionista, e o maior projeto do curso atualmente - Horta temperando a merenda escolar - A importância de uma formação alimentar na infância em busca de hábitos saudáveis. Neste espaço, foram distribuídas 180 mudas de ervas e temperos, com explicações de seus componentes nutricionais e funcionais.

Os alunos do 8º semestre, que já se encontram em fase final de curso, optaram por demonstrar os campos de atuação de um profissional de Nutrição. Deste modo, grupos foram formados por área profissional e tivemos a demonstração da Nutrição em Fitoterapia (com chás e infusões importantes); Nutrição Esportiva e Estética; Nutrição Pediátrica com orientação para gestantes e crianças na primeira infância; e Nutrição Clínica, onde foram abordados alimentos destinados a patologias que crescem neste momento, como é o caso da obesidade e diabetes.

Cerca de 2000 alunos percorreram a Feira, esclarecendo dúvidas e saboreando preparações que os alunos de Nutrição compartilharam. O evento ainda recebeu ex-alunos de Nutrição que se tornaram empresários e que ofertavam seus produtos com degustação, apresentando preparações veganas, pratos congelados, e também teve a presença de um fornecedor de produtos orgânicos.

“O nutricionista UniFAJ é capaz de mudar a sua própria realidade e da sociedade onde está inserido, sempre através da ciência dos alimentos e da Nutrição”, afirma a professora Jacqueline Magno, coordenadora do curso de Nutrição da UniFAJ. 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78