Por: A Tribuna
24/09/2019
18:00

A Prefeitura de Morungaba, por meio do Departamento do Meio Ambiente e Agricultura, na manhã desta sexta-feira, 20 de setembro, promoveu um plantio de diversas mudas para comemorar o Dia da Árvore, a ser celebrado neste sábado, 21 de setembro.

Com a presença de autoridades locais, representantes da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), alunos da EMEI Maria de Lourdes Francisco Lopes e da EMEI Professora Regina Estela de Souza Oliveira, e integrantes da Equipe JB de Futebol Society foram plantadas diversas mudas de árvores ao longo da Rua Pereira Cardoso.

“Envolver as crianças nesta ação de plantio é importante para que elas entendam desde cedo a importância de atitudes que visam o longo prazo relacionado ao meio ambiente e o espaço urbano e que entendam também sobre o respeito à natureza”, comentou o vice-prefeito de Morungaba Luis Fernando Miguel.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura, Clara Geromel, lembrou que há um ano foi assinado o convênio da prefeitura com a CPFL para o Programa “Arborização + Segura”. Segundo ela, até 2022 serão suprimidas cerca de 300 árvores e plantadas 1500 mudas de espécies adequadas na área urbana, de forma a eliminar riscos do contato com a rede energizada, além de melhorar a acessibilidade nas calçadas.

Segundo Clara, o objetivo agora é planejar o plantio e garantir que as árvores sejam de espécies próprias para o paisagismo urbano e estejam em locais corretos já que no passado foram plantadas espécies que com o tempo se tornaram inadequadas para a área urbana.

Também prestigiaram a ação pelo Dia da Árvore: os diretores municipais José Luis Frederico (Obras e Urbanismo); Marcel Oliveira (Planejamento); Júlio César de Moraes (Turismo, Cultura Esportes e Lazer), Monique Molena (Ação e Inclusão Social), o chefe de gabinete Diego José de Freitas e a consultora ambiental da CPFL Marcela Maria Dal Cere Paes de Almeida.

Arborização + Segura

O Programa “Arborização + Segura” visa promover maior segurança à população por meio do plantio de espécies arbóreas que convivam de forma harmônica com o contexto urbano e suas estruturas, como redes elétrica, de água, esgoto, telefonia, calçamentos e iluminação pública, entre outros.

De acordo com dados da Diretoria de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CPFL Paulista, entre julho de 2017 e julho de 2018, Morungaba registrou 222 ocorrências de falta de energia, sendo que 26% delas foram causadas por árvores, apenas na zona urbana da cidade.

Com a implantação deste programa, as árvores que oferecem riscos à população e a integridade das redes elétricas foram identificadas por meio de um inventário realizado em parceria com a Prefeitura.

Após uma criteriosa avaliação e autorização junto aos órgãos competentes, esses exemplares estão sendo substituídos aos poucos por novas espécies mais adequadas para o convívio harmônico com o contexto urbano. 

Com um investimento de R$ 200 mil ao longo de quatro anos, o projeto prevê a doação de mais 1.500 mudas de porte adequado para o plantio sob a rede de energia elétrica, além das árvores substituídas.

A revitalização da arborização reduz a necessidade de podas e aumenta a segurança da população.

Entre as espécies que vem sendo doadas estão: Quaresmeira, Manacá-da-Serra, Aroeira, Calistemo, Cereja-do-Rio-Grande, Resedá entre outras. 

Ao adotar espécies de árvores adequadas ao convívio harmônico com as infraestruturas da área urbana é possível evitar danos nas redes de energia, de água subterrânea, de esgoto, de telefonia e galerias de águas pluviais; entupimentos de calhas e canalizações; danos às coberturas; comprometimento da iluminação pública e comprometimento da acessibilidade do passeio público (calçadas).

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78