Por: A Tribuna
30/01/2020
14:01

Na noite da última segunda-feira, 27 de janeiro, o Diretório do PSOL Amparo organizou o primeiro evento temático de uma série de outros que acontecerão até as eleições municipais, “A importância da participação da mulher na política”, na Casa do Teatro, que teve a presença da deputada estadual Isa Pena, da vereadora de Campinas Mariana Conti, ambas do PSOL, além de diversas mulheres que compõem os diretórios das cidades vizinhas como Pedreira, Serra Negra e Jaguariúna, e também Amparo.

O evento foi iniciado pela secretária de Comunicação do diretório municipal do PSOL, Natália Campari, que agradeceu a presença de todos e, após compor a mesa, falou da importância desse tipo de evento para o fortalecimento da posição da mulher dentro da política.  

A vereadora de Campinas, Mariana Conti, lembrou que a vanguarda dos movimentos é liderada por mulheres, desde as redes de apoio que se formam dentro das igrejas para acolhimento de vítimas de violência doméstica, até os movimentos que lutam pelo direito ao corpo e à decisão da mulher, bem como os movimentos por acesso à moradia. “Dentro de todas nós, mulheres, há muita força e potencial. Mas quando chega na hora de eleger a direção dessas organizações, são homens que assumem a frente, por mais que a construção tenha sido realizada por mulheres muito competentes. É necessário mudar esse cenário”, disse a vereadora.

Já a servidora da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Erica Meireles, alertou que “é preciso romper o ciclo de abuso que sofremos, fazer respeitar e ampliar nossos direitos. Para isso, é fundamental que estejamos inseridas nos espaços de poder que decidem e formulam as leis”. Erica ainda lembrou que “as mulheres atingem a maioria em números absolutos na população, quantidade de eleitores e no mercado de trabalho. Porém, esses números não refletem nossa representação nos espaços como os parlamentos”.

height=281
Uma deputada estadual e uma vereadora de Campinas, eleitas pelo PSOL, estiveram em Amparo/Foto: Julierme Torihara

Sobre a segurança das mulheres

A deputada Isa Pena disse que “a Segurança Pública, a Saúde e a Educação teriam mais eficácia e qualidade se fossem pensadas sob a perspectiva da mulher, pois são essas as pessoas que lidam com isso no cotidiano e conhecem os problemas rotineiros que envolvem a cidade”. Com relação à Reforma da Previdência, a deputada afirmou que as mulheres negras, as pessoas que possuem menor renda e ocupam postos de trabalho mais precarizados foram atingidas brutalmente. “Onde estão as mulheres trans e as travestis? Muitas ainda não conseguem oportunidade de trabalho digno. O Brasil é um dos países que atingem maiores estatísticas em dados de feminicídio, agressão a mulheres LBTs, exploração sexual infantil e estupro dentro de casa”.

A vereadora Mariana Conti finalizou dizendo que todos esses grandes problemas que envolvem as mulheres em nossa sociedade podem ser minimizados com a participação mais ativa e efetiva das mulheres na política, e ressalta que as mulheres são imprescindíveis para a economia. “Somos as responsáveis pela reprodução da mão de obra que alimenta o modo de produção e exercemos grande parte do trabalho doméstico e de cuidados da família na sociedade. Temos o poder em nossas mãos para exigir que sejamos respeitadas e ouvidas, mas precisamos estar lá presentes para lembrar os políticos disso”.

Depois da participação intensa de todos os presentes na discussão dos temas apresentados, o evento foi encerrado com uma foto de todos os participantes.

height=400
Foto: Annelize Tozetto
height=400
Foto: Annelize Tozetto
height=400
Foto: Annelize Tozetto

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura