Por: A Tribuna
14/06/2021
14:06

A Escola Estadual Rangel Pestana, em Amparo, completa na próxima sexta-feira, dia 18 de junho, 118 anos de tradição no ensino, sob a direção do Trio Gestor composto pela Diretora Escolar Regina Estela Moretto Endrighi, e os vices diretores Rosemberg Alvarenga e André Eduardo Forner.

Atualmente são atendidos em média 700 alunos, em três modalidades de ensino, Ensino Fundamental Série Finais, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). O edifício foi tombado pelo CONDEPHAAT em 2011, pelo seu reconhecido valor histórico, cultural arquitetônico.

Fundada em 18 de junho de 1903 a instituição de ensino foi criada pelo Decreto de 24 de março de 1903, funcionamento inicial foi em um prédio particular, situado a rua Duque de Caxias com a denominação de 2º Grupo Escolar de Amparo. Em 1911 foi doado para o Estado pela Câmara Municipal de Amparo o terreno onde foi construído o atual prédio na Praça Meirelles Reis, 153, foi inaugurado em 11 de junho de 1915.

 O edifício tombado, foi projetado por Manoel Sabater e a construção realizada pela Companhia Mac Hard de Campinas – SP, tendo como Patrono o Dr. Francisco Rangel Pestana, jornalista e político. A Arquitetura do edifício de reconhecido valor cultural, histórico e arquitetônico, possui singularidades como pinturas de arabescos nas paredes, resgatadas parcialmente durante a restauração do prédio, telhas originalmente vindas de Marseille – França, durante a construção no período da Primeira República, um piano de reconhecido valor histórico-cultural originário da Alemanha, que data de 1907 e a peculiaridade de ter sido cenário para a gravação do Filme “O Escaravelho do Diabo”. O filme foi lançado no dia 14 de abril de 2016, no Brasil, sobre a direção Carlo Milani, e o roteiro Melanie Dimantas e Ronaldo Santos, com a adaptação do livro “O Escaravelho do Diabo”, de Lúcia Machado de Almeida.

Durante os anos de história a instituição passou por diversas mudanças educacionais, acompanhando os avanços e necessidades da sociedade, mudanças essas que foram significativas para o país, principalmente no que diz respeito ao funcionamento e acesso à população brasileira ao ensino público e  exerce com dedicação a sua função de garantir a aprendizagem, transmitir conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização dos seus estudantes, sendo acolhida amavelmente pela comunidade, atendendo com tradição famílias e gerações.

“Ao comemorar mais um aniversário a E. “Rangel Pestana” pode se orgulhar de sua história, a cada dia somar esforços, lutar para construir um país e uma sociedade mais justa, igualitária e humana.  Parabéns pelos 118 anos da E.E. Rangel Pestana. Parabéns à educação que faz o futuro!”, diz nota divulgada pelo direção da escola.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78