Por: A Tribuna
19/08/2020
09:08

Desde a última segunda-feira, 17 de agosto, o eleitor brasileiro tem a disposição um novo recurso para avaliar os candidatos. Foi lançado o Portal Eleições Limpas 2020, um projeto idealizado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo e da Procuradoria Regional Eleitoral em defesa da lisura das campanhas eleitorais e do gasto adequado do fundo eleitoral.

O Portal Eleições Limpas 2020, que pode ser acessado pelo link eleicoeslimpas.mpsp.mp.br/eleições-limpas, é uma ferramenta tecnológica à disposição dos partidos políticos, dos candidatos e das autoridades para a checagem da idoneidade de fornecedores e prestadores de serviço contratados pelas campanhas, e que agora está com acesso permitido a qualquer cidadão.

O portal, a partir da simples digitação do CNPJ ou do CPF, varre os bancos de dados e apresenta em uma única tela os dados relativos à pessoa jurídica ou pessoa física objeto da pesquisa. Segundo o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, “esse portal vai nos trazer a tão importante transparência”.

O procurador regional eleitoral, Sérgio Medeiros, destacou que a utilização da funcionalidade resultará em menos problemas para os partidos por ocasião da prestação de contas. Na opinião do secretário de Assuntos Eleitorais do MPSP, Luiz Fernando Rodrigues Pinto Junior, o portal ganha ainda mais relevância pelo fato de que “a rejeição das contas aponta para a anulação do resultado obtido nas urnas”. O promotor de Justiça da 1ª Zona Eleitoral, Fábio Bechara, destacou a cooperação de diversas instituições - Fiap, Instituto Ethos, Foccosp, MCCE, Transparência Internacional, OAB-SP e Insper - para que o projeto se materializasse.

Partidos que aderiram ao projeto

Até o momento, os partidos que já aderiram ao compromisso por eleições limpas em São Paulo são: Democracia Cristã, Patriota, PCB, PDT, PSB, PTB, Rede, Republicanos, UP, PSD e PSOL.

 

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78