Por: A Tribuna
16/03/2022
14:03

De autoria do vereador Farlin Conrado (MDB), o Projeto de Lei nº 19/2022 que propõe a criação da campanha  'Março Vermelho', na cidade de Amparo, para conscientizar e combater o câncer renal, foi aprovado na sessão do dia 14 de março, por unanimidade pelos vereadores. O projeto é uma das ações de prevenção e cuidados com a saúde do rim.

Segundo o autor do projeto de lei, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) registra cerca de 6 mil novos casos de câncer renal todos os anos. "Temos autonomia legislativa para sugerir e aprovar uma data fixa, para reforçar a importância do tema. Como se trata de um órgão 'mais escondido', os sintomas mais fortes ocorrem quando a doença está mais avançada. Sendo assim, ter campanhas orientativas, todos os anos, pode ajudar nossa população a prevenir e tratar a doença", resume o autor.

Durante a votação, o vereador André de Oliveira (PP) sugeriu que, posteriormente, seja incorporada ao projeto a realização de exames específicos. "O projeto é importante, mas é preciso também fortalecer as ações de exames para detectar a doença. Voto favorável, mas peço essa atenção do Executivo", comentou ele.

Opinião essa que foi acrescentada pelo vereador Pastor Elson Batista (PL): "que sejam feitos mutirões de exames, como acontece com o de cataratas".

O projeto deverá ainda ser sancionado pelo prefeito municipal. Estavam presentes e votaram favorável os vereadores André de Oliveira (PP), Antonio Cesar Mineiro (MDB), Edilson Santos (DEM), Edilson José (Dil - PSD), Pastor Elson Batista (PL), Farlin Conrado (MDB), Janaina Pereira (PDT), Osmar Dorigan (MDB), Luiz Carlitinho (PSDB), Rosa Montini (PSDB) e Silvia Forato (PT).


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78