Por: A Tribuna
27/03/2020
11:03

Atuação do CyberGaeco, unidade do Ministério Público especializada no combate a crimes cibernéticos, conseguiu derrubar uma página na internet que anunciava falsamente a doação de álcool em gel pela fabricante de bebidas em supostos pontos de distribuição. A ação aconteceu na última quarta-feira, 25 de março. O produto passou a ser muito procurado por consumidores diante de sua eficácia no combate ao novo Coronavírus – Covid-19. A mensagem direcionando para a página vinha circulando por WhatsApp nos últimos dias, de acordo com apuração dos promotores Richard Encinas e Nathan Glina.

Após receber uma manifestação do Ministério Público Federal sobre a mensagem, o CyberGaeco Paulo instaurou procedimento investigatório criminal e apurou quem era a empresa responsável pela página falsa. Utilizando métodos internacionais de repressão a esse tipo de delito, o MPSP conseguiu acionar o registrador internacional do site, que atendeu ao pedido de retirar o conteúdo do ar. Assim, foi possível impedir que a notícia falsa continuasse a se espalhar, evitando-se também que novas vítimas tivessem seus computadores infectados, já que tais páginas podem conter vírus de computadores capazes de “roubar” dados dos usuários.  

O Ministério Público de São Paulo, por meio do CyberGaeco, passou também a combater de forma prioritária as vendas fraudulentas e abusivas de gêneros de primeira necessidade relacionadas à mitigação da letalidade e disseminação do Covid-19, como álcool em gel, máscaras sanitárias, ventiladores mecânicos e luvas. 

Nos últimos dias, mais de 30 anúncios em marketplaces foram retirados por determinação do CyberGaeco, sendo que os responsáveis serão investigados por crimes contra a economia popular e também por delito de corrupção de materiais utilizados na área da saúde. 

O CyberGaeco tem recebido vários pedidos de intervenções das Promotorias Criminais, trabalhando de maneira integrada com outros setores do MPSP e com o Centro de Apoio Operacional Criminal, o que resulta em agilidade no repasse da informação e no enfrentamento da fraude e abuso econômico.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78