Por: A Tribuna
18/08/2020
16:08

A mudança climática no planeta é uma realidade que muitos ainda teimam em não acreditar. Pensando nisso um grupo de representantes de Jardim Botânicos de diversas partes do mundo se reuniram em uma videoconferência, no final de julho, para criar o projeto “Laço Ibero-Americano de Jardins Botânicos contra a Mudança Climática”. O educador ambiental Guaraci Diniz foi o representante do Jardim Botânico Araribá (JBA), que fica na cidade de Amparo.

A iniciativa do encontro foi do Real Jardim Botânico de Madri (RJB), Espanha, e além do JBA, de Amparo, participaram da videoconferência o Jardim Botânico de Buenos Aires Carlos Thays (Argentina); o Jardim Botânico Rei David, de Pernambuco (Brasil); os Parques Municipais de Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil); a Fundação Zoobotânica (também do Brasil); o Jardim Botânico José Celestino Mutis, em Bogotá (Colômbia); e o Jardim Botânico Joaquín Antonio Uribe, de Medellín (Colômbia).

Segundo a assessoria de imprensa do jardim botânico madrileno, “o objetivo é estabelecer bases de trabalho comuns em pesquisa, conservação, educação e disseminação para atuar sobre as mudanças climáticas”. Assim, logo na primeira videoconferência foram apresentadas e definidas as tarefas que cada um vem realizando e pode realizar para aliviar os efeitos do aquecimento global em suas respectivas áreas de conservação.

O projeto “Laço Ibero-Americano de Jardins Botânicos contra a Mudança Climática” será coordenado por María Paz Martín, professora e pesquisadora do próprio RJB, que identificou projetos e publicações em que todos os jardins botânicos poderão colaborar em conjunto, pesquisando, preservando, educando e disseminando tudo o que possa estar relacionado aos efeitos das mudanças climáticas.

Propostas

Entre as principais propostas apresentadas na videoconferência está a criação de um projeto de monitoramento fenológico em cinco espécies vegetais, sendo realizando em todos os jardins participantes. Já o projeto de instalar miniestações meteorológicas nos jardins botânicos para registrar indícios de mudanças climáticas e troca de informações sobre o assunto, já realizado pelo RJB, de Madri, pode ser estendido para os outros participantes,

JBA

O educador ambiental Guaraci Diniz, que participou representando o Jardim Botânico Araribá (JBA), de Amparo, apresentou ao grupo todos os projetos de conservação de espécies de árvores nativas em andamento no JBA, além do projeto educacional desenvolvido há anos no Sítio Duas Cachoeiras (SDC), onde fica o JBA. “Além de investir na restauração de ecossistemas, temos direcionado bastante energia na educação ambiental e na conscientização das pessoas quanto à necessidade de conservação do Planeta e como isso influencia na vida diária. As pessoas precisam entender o que são mudanças climáticas e por que elas estão acontecendo, para evitar que isso continue a ocorrer”, diz Guaraci.

Sobre a primeira reunião dos Jardins Botânicos, Guaraci Diniz disse que “fizemos este contato para ver como poderíamos começar e todo mundo concordou com essas ações de restauração e educação; há trabalhos muito bons nos JB de Medellín e Bogotá”, disse o educador ambiental.

JBA se tornou membro de Aliança

Após a reunião o JBA foi convidado para se tornar membro da Climate Change Alliance of Botanic Gardens (Aliança de Mudança Climática dos Jardins Botânicos) idealizado pelo Royal Botanic Gardens Victoria, do Canadá. A ideia da Aliança é reunir organizações e amigos botânicos para tomar medidas para proteger e permitir a adaptação de paisagens botânicas num cenário de mudanças climáticas. “Juntos, abordaremos os impactos das mudanças climáticas nas plantas e paisagens e aumentaremos nossa capacidade de salvar vidas e este Planeta” finalizou um dos representante do Jardim Botânico do Canadá.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78