Por: A Tribuna
11/11/2019
17:11

O Campeonato Brasileiro de Stock Car confirmou que contará com mais uma montadora a partir da temporada 2020. A Toyota ingressará na competição com o modelo Corolla, em uma temporada na qual a categoria também estreará um novo projeto de carro, que adotará monoblocos originais produzidos pelas fábricas participantes e uma filosofia mais alinhada com as expectativas dos fãs de automóveis.

O anúncio foi realizado em Buenos Aires, na Argentina. Segundo o acordo, a Toyota fornecerá carros para pilotos do grid da categoria, passando a disputar as vitórias com a Chevrolet, tradicional parceira da Stock Car, que no próximo ano continuará a utilizar o modelo Cruze.

Outra novidade importante apresentada pelos executivos da Toyota e da Stock Car é a “Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing – Brasil”, que já selecionou seis kartistas entre 15 e 17 anos de idade para uma seletiva que se dará nas etapas de Goiânia (24/11) e Interlagos (15/12), os dois últimos compromissos da Stock Car em 2019. Os participantes serão submetidos a um treinamento por parte de profissionais especializados, que visa desenvolver habilidades específicas e importantes para os pilotos na atualidade, como relacionamento com a imprensa, estratégias de carreira, conhecimento técnico, condicionamento físico e mental, e processos de trabalho com o engenheiro de pista.

“A Toyota é uma marca de grande tradição no esporte e sua entrada representa um passo importante na reformulação que está em andamento na Stock Car”, disse Carlos Col, CEO da Vicar Promoções Desportivas, organizadora da categoria. “Toyota e Chevrolet impulsionarão nosso projeto de evolução técnica e desportiva, além de reforçarem nossa imagem de categoria líder no cenário sul-americano. O automobilismo brasileiro recebe uma grande notícia hoje e nós ficamos felizes em poder trazê-la a público”, completou o dirigente.

Desde o início de 2019, a Stock Car vem implementando ajustes em suas plataformas desportiva, técnica e de marketing. Os principais destaques são a decisão de retomar a configuração de campeonato multimarcas, o projeto do novo carro, o reforço de sua presença no universo digital, a implantação de novos equipamentos e ferramentas para otimização do trabalho da Confederação Brasileira de Automobilismo e a racionalização de custos, com a realização de eventos de dois dias – ao invés dos tradicionais três dias, de sexta-feira a domingo.

“Também vale destacar a implantação da Academia de Jovens Pilotos, que fará o elo entre o celeiro de talentos do esporte, que é o kartismo, e a Stock Light – categoria que é o último estágio dos pilotos que sonham em competir na Stock Car. Com isso, completamos o ciclo de formação, algo bastante importante para o nosso projeto de modernização”, comentou Carlos Col sobre o novo projeto que utilizará o Toyota Yaris como veículo de treinamento para os jovens pilotos. O objetivo da Academia de Jovens Pilotos é oferecer a estes jovens kartistas de potencial reconhecido a oportunidade de receber treinamento e uma visão mais ampla do que é ser um piloto profissional. “Aquele que obtiver a melhor somatória de notas nos diversos quesitos do projeto receberá apoio financeiro da Toyota e da Stock Car para correr na temporada 2020 na Stock Light”, observou o dirigente.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura