Por: A Tribuna
22/02/2021
09:02

Saiu a primeira medalha do judô brasileiro em 2021. No sábado, 20 de fevereiro, último dia de Grand Slam de Tel Aviv, em Israel, a judoca amparense, Maria Suelen Altheman projetou a porto-riquenha Melissa Mojica por ippon na disputa por um dos bronzes do pesado feminino e garantiu o pódio para o Brasil no primeiro Grand Slam do ano. Cabeça-de-chave número um do torneio, a brasileira venceu duas lutas nas preliminares e só caiu na semifinal, diante de Rochele Nunes, de Portugal.  

O pódio lhe garantiu mais 500 pontos no ranking de classificação olímpica para Tóquio 2020. Número 3 do mundo atualmente, Maria Suelen é a melhor brasileira ranqueada no pesado feminino e disputa a vaga olímpica com Beatriz Souza, que ocupa a sétima posição na listagem e não lutou em Tel Aviv.  

Em seu caminho rumo ao pódio, Suelen bateu Milica Zabic, da Sérvia, por ippon, na primeira rodada e, em seguida, derrotou Faz Hershko, de Israel, nas quartas-de-final.  

O único revés veio na semifinal diante de uma velha conhecida, a brasileira naturalizada portuguesa Rochele Nunes, que conseguiu um waza-ari e três punições para se garantir na final. Rochele terminou com a prata e o ouro foi para a francesa Romane Dicko. O outro bronze da categoria ficou com Marina Slutskaya, de Belarus. 

Essa foi a terceira medalha em quatro competições disputadas por Maria Suelen desde a retomada do Circuito Mundial. Em outubro de 2020, ela foi bronze no Grand Slam da Hungria, conquistou o título pan-americano, em novembro, e só não medalhou no World Masters, em janeiro de 2021. 

A próxima competição da seleção brasileira de judô será o Grand Slam de Tashkent, em março, no Uzbequistão. 

height=415
Maria Suelen Altheman projetou a porto-riquenha Melissa Mojica por ippon/Foto: CIJ

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78