Por: A Tribuna
05/02/2020
16:00

A compra da casa própria é a realização de um sonho, mas, algumas vezes, a ocasião (que deveria ser especial) acaba se tornando um pesadelo. A Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) elaborou algumas dicas para você não ter problemas na hora de comprar seu imóvel.

1 – Pesquise os valores dos imóveis na região em que você está buscando e desconfie daqueles que estão com valor muito abaixo do mercado. Há uma grande chance da documentação não estar regularizada.

2 - Vá ao cartório de registro de imóveis e verifique a situação do imóvel e quem é o seu dono. Para isso, basta o nome do proprietário, o número da matrícula ou o endereço completo. Com isso é possível confirmar se o vendedor é realmente o dono, se há algum impedimento para o negócio ou ainda se está localizado em área irregular. Você também pode fazer a pesquisa sem sair de casa, pela Central Registradores (https://www.registradores.org.br).

3 – Busque a orientação de um profissional (notário, advogado ou consultor imobiliário) antes de assinar qualquer documento.

4 - Assim que a compra for concluída, registre o seu contrato ou escritura. Só é dono e garante seus direitos quem figura como proprietário no Registro de Imóveis.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura