Por: A Tribuna
28/04/2020
09:04

Com o isolamento social causado pelo novo coronavírus, muitas pessoas têm saído de casa apenas para atividades essenciais, como ir ao mercado ou à farmácia. Sem outras atividades de rotina, o carro pode ficar esquecido e apresentar problemas ao ser ligado novamente. Para que isso não aconteça, especialistas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) listaram dicas para manter que o veículo não apresente problemas. 

A primeira delas é verificar a bateria e pneus. Isso porque, quando o carro fica parado por muito tempo, pode apresentar alguns defeitos, como bateria descarregada, pneus murchos e oxidação de freios. A sugestão é que o (a) proprietário (a) faça uma lista com os itens a serem verificados e conferi-los durante a quarentena. Segundo o SENAI, a bateria deve ser prioridade. 

Para fazer essa avaliação, é importante escolher um horário tranquilo e dar uma volta na quadra ou quarteirão uma vez por semana por poucos minutos. Com esse simples cuidado, é possível verificar se tudo está em funcionamento – o painel atrás do volante é um bom termômetro para isso. 

Outro cuidado é na hora de ligar o carro. É importante esperar que a luz de injeção eletrônica se apague antes de dar a partida de fato. Na hora de estacionar ou de desligar o veículo, é importante desativar o ar-condicionado e colocar no ar quente, segundo o SENAI. Isso é recomendado para diminuir a umidade do sistema do ar e evitar a proliferação de bactérias e fungos. 

Todos os dias

O jornalista e produtor de conteúdo Jonathan Oliveira, de Brasília, conta que usava o carro todos os dias, antes da quarentena, para ir trabalhar. “Minha rotina era ir para o trabalho, às quintas-feiras ia para um curso de inglês e nos fins de semana visitava meus familiares em Planaltina (região administrativa distante quase 50 km da região central de Brasília)”, detalha. 

O jovem de 23 anos viu tudo isso mudar no dia 18 de março, quando ele e os demais funcionários da empresa onde trabalha foram deslocados para fazer home office. “Meu carro está parado desde o dia 22 [de março], pois quando começamos o trabalho remoto eu fiz uma última visita aos meus parentes e disse que não os visitaria mais até o fim da pandemia”, relata Oliveira. 

Ele lembra que, antes de deixar o carro parado, seguiu à risca outra orientação dada pelo SENAI: calibrou os pneus com libras superiores às que ele usava no dia a dia. “Coloquei 32 libras, quando normalmente uso 30”, revela. Já no quesito bateria, ele garante que está tranquilo porque a trocou recentemente. “Não vou ter problema com isso nesses tempos”, espera o jornalista. 

O SENAI também indica verificar os níveis de óleo e de água, além de deixar o carro ligado por algum tempo a cada três dias. Sobre os cuidados com o tanque de combustível, o alerta é para que ele seja abastecido pelo menos até a metade e, se possível, com gasolina aditivada. A justificativa é que isso evita a oxidação da gasolina pelo desuso do veículo por tempo prolongado. 

Essas e outras dicas podem ser acessadas no site portaldaindustria.com.br/senai. Lá, você encontra também ações promovidas pelo SENAI na luta contra a covid-19.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78