Por: A Tribuna
12/09/2019
13:09

A Prefeitura de Pedreira divulgou dados relativos aos visitantes dos Museus de Pedreira no mês de agosto. No sábado, 10 de agosto, os Museus de Pedreira receberam turistas vindos de Londres (Inglaterra). No domingo, 11 de agosto, Dia dos Pais, o espaço contou com a visita de 27 pessoas de excursão da cidade de Sorocaba.

Na segunda-feira, 12, num único dia, o espaço recebeu visitantes das cinco regiões do Brasil, sendo que da região Norte, tivemos visitantes vindos do estado do Pará; do Nordeste, houve visitantes do estado da Paraíba; do Centro-Oeste, visitantes vindos de Brasília – DF, da região Sul, visitantes vindos de Curitiba e, da região Sudeste, visitantes do estado de São Paulo, conforme destaca o gestor de exposições, Adílson Spagiari.

Já no período de 12 a 18, o espaço museal recebeu mais de 400 visitantes, sendo que na sexta-feira, 16, turistas vindos de Michigan, Estados Unidos e no domingo, 18, mais de 200 pessoas estiveram visitando o espaço museológico pedreirense.

Na quinta-feira, 22, turistas vindos de Salt Lake City, Estados Unidos e no final de semana de 24 a 25 de agosto, o espaço recebeu mais de 200 visitantes, sendo que a exposição em homenagem aos 50 anos da viagem do homem à Lua com imagens do Observatório Astronômico de Pedreira foi prestigiada por 2.090 pessoas, no período de 20 de julho a 25 de agosto. “No último dia do mês, 31, recebemos turistas vindos de Assunção, Paraguai”, ressalta Spagiari.

Destaca-se também que, durante o mês de agosto, foi entregue aos visitantes o folheto da Campanha “Respire Agosto”, ação que visa conscientizar sobre o diagnóstico precoce do câncer de pulmão, cujo tumor é o que mais mata no mundo, com 1,76 milhão de mortes, visto que no Brasil, esse câncer é o 2º mais incidente nos homens e o 4º mais incidente nas mulheres, sendo que 61% dos brasileiros revelam em pesquisa que desconhecem sobre a doença.

Outra ação realizada também foi a ação educativa no Dia do Folclore, 22, “Agosto do Saci”, sendo fornecido aos visitantes, às crianças, pais e demais familiares um desenho do Saci para eles pintarem e se lembrarem desse personagem folclórico, pois o fato de interagir com alguma atividade de caráter lúdico é uma condição de aprendizagem sobre algum fato histórico, como já trabalhado em outras exposições temporárias ou da nossa cultura popular, como especificamente no caso do Saci Pererê e o aprofundamento com o acompanhamento da família estimula a curiosidade, a imaginação e a capacidade interpretativa e reflexiva das crianças, uma vez que a família tem um papel fundamental na criação  do hábito de visita aos museus, estimulando o hábito de frequentar esses espaços desde a infância, destaca Adilson Spagiari.

Ao longo do mês, mais de 1.300 pessoas estiveram visitando e conhecendo o espaço museal de Pedreira, uma vez que o público nacional esteve representado por turistas vindos de 15 estados: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Amazonas, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Pará, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte e do Distrito Federal, além de visitantes vindos de cidades das regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo, além de público local.

O espaço museológico conta com alguns elementos atrativos aos visitantes, como a arquitetura do sobrado, sua história de 127 anos, com salas especiais que tratam sobre a história da casa e da formação da unidade museal, e suas peças que ganham o gosto do público, desde as crianças até os idosos.

“Peças como os mimeógrafos nos faz lembrar do tempo da escola, um espaço aconchegante, instrutivo; recordamo-nos, também, da existência do avião no Morro do Cristo”, destacou o visitante L.M. de Sorocaba.

“Entendemos que a visita aos museus é tida como um momento de lazer educativo onde o aprendizado por novos conhecimentos e pela cultural do local visitado se faz presente, já que nossos visitantes e turistas devem sempre se sentir bem-vindos a Pedreira, que é um Município de Interesse Turístico, e ao espaço museológico com a sensação de que os museus são feitos para todos os tipos de público”, finaliza o gestor, Adílson Spagiari.

Os Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira estão localizados na Praça Cel. João Pedro nº 102.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78