Por: A Tribuna
03/11/2019
00:00

A Cia. Talagadá apresenta seu premiadíssimo espetáculo “Romeu e Julieta” nesse domingo, 3 de outubro, ás 16h30 na Concha acústica da Pádua Salles, centro de Amparo. Toda a verba arrecadada com o chapéu ao final do espetáculo será destinada para o Projeto casa viva para manter os projetos da Casa do Teatro!

Destinado à rua e espaços alternativos, “Romeu e Julieta” é o terceiro trabalho da Cia. Talagadá – Teatro de Formas Animadas. Ele surge no ano de 2014 (pelo Prêmio Proac – Produção e Circulação de espetáculos para Rua) com o propósito da companhia em retornar ao espaço da rua não só pela investigação estética, mas principalmente pelo ímpeto político e social característico em todos os trabalhos da companhia. Pensando de tal maneira, iniciou-se uma pesquisa em busca de diversas referências na linguagem do Teatro de Formas Animadas destinado a esse espaço e, percebendo que poucas propostas se assemelhavam àquilo que gostaríamos de realizar, optou-se por uma proposta autoral capaz de levar toda a possibilidade plástica e requinte expressivo do teatro de bonecos realizado em palco italiano para a rua e espaços alternativos sem perder sua essência enquanto linguagem característica, numa obra híbrida permeando também por outras linguagens, sobretudo as artes visuais. Para tal, buscou-se inspiração na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário (1911 - 1989), negro, nordestino e pobre que foi diagnosticado como paranoico-esquizofrênico. Viveu a maior parte de sua vida internado num manicômio e sobreviveu tanto aos tratamentos invasivos da época quanto ao isolamento físico e moral ao qual era submetido. Com seu fazer criativo, bordando, justapondo materiais e re-significando objetos, fez de sua loucura um modo de transcender sua existência num mundo paralelo. Tais elementos se somaram num diálogo entre o clássico de Shakespeare, o Teatro de Objetos, Instalações, Assemblagens e a linguagem do Teatro de Rua. Assim, o espetáculo reflete por meio da arte, não só os anseios estéticos e o repertório de vida de cada elemento da companhia e seu engajamento político, social e cultural, mas toda uma coletividade, a qual enfrenta as mesmas adversidades: intolerância, preconceito, opressão e violência. No currículo do espetáculo temos algumas premiações como PROAC produção e circulação (2014 e 2015), circulação pelo projeto Circuito Cultural Paulista da APAA do Governo do Estado de São Paulo, além de premiações e participações em vários festivais e instituições SESI e SESC dos estados de São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Estória

Em meio ao lixo, tralhas e tudo mais que é descartado pela sociedade, cinco moradores de rua tentam subverter essa situação por meio do universo lúdico, no qual, suas figuras grotescas utilizam de objetos, instalações, assemblagens, música e performance para recontar, a seu modo, o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, não só o amor impossível de seus famosos personagens, mas de todos e quaisquer amantes, os quais tiveram de enfrentar tanto a intolerância de suas famílias quanto o olhar de uma sociedade ainda calcada em valores obsoletos, de intolerância, hipocrisia, mediocridade e preconceito, cujos atos culminam num final trágico, no qual a arte, por sua vez, vinga-se e o transforma em uma bela, doce e lúdica metáfora da busca pelo amor, liberdade, respeito e tolerância por que podem ser uma grande surpresa.

Luta com afetos

"A Cia Talagadá é uma companhia do interior de São Paulo, da cidade de Itapira, e sabe como é difícil desenvolver o fazer artístico em cidades do interior do Estado. As dificuldades são imensas e sabemos como a luta e resistência se faz necessário para continuar em pé e resistindo... Estar aqui, trazendo nosso espetáculo Romeu e Julieta, um grito no meio deste caos todo que estamos vivendo, nos faz resistir. A casa do teatro de Amparo, cuidada com carinho por Alexandre Cruz e equipe, é um exemplo de resistência e luta, e necessária para Amparo e região. Sigamos juntos, pois esse é o caminho!"

Depoimento de Danilo Lopes um dos integrantes da Cia. Talagadá.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78