Por: A Tribuna
25/08/2021
08:08

De 26 de agosto a 12 de setembro, o Parque Eduardo VII, em Lisboa-Portugal, voltará a receber este que é o maior evento dedicado a promover a literatura lusófona e a fomentar o gosto pela leitura: A Feira do Livro de Lisboa. Na ocasião, será celebrado o 91.º aniversário do evento que contará com a participação de 131 expositores distribuídos por 325 pavilhões, os quais trarão à Feira mais de 700 marcas editoriais. Trata-se, portanto, da segunda maior edição da história da Feira, sendo apenas superada pela de 2019.

O escritor/poeta Álvaro Luiz Cardoso, convidado como autor participante desta edição, representará a cidade de Amparo e o Estado de São Paulo, apresentando na ocasião, seus livros: Poêntico (poesia) e A Chácara da Dona Cota (histórias infanto-juvenis). Também é coautor da seleta Coletânea Sem Fronteiras Pelo Mundo... vol. 6 que será lançada no evento

O estande não apenas receberá obras de 75 autores e mais de 300 coautores, como também de convidados de antologias parceiras. Além de escritores brasileiros residentes no Brasil e radicados no exterior, participarão autores lusófonos de vários países. Devido à pandemia e às restrições de fronteiras, os residentes no Brasil - a maioria - serão representados pela Rede. Dentre esses autores, estão grandes líderes, como presidentes de respeitáveis Academias e Associações Culturais.

A Presidente da Rede Sem Fronteiras, Dyandreia Valverde Portugal, que reside em Lisboa, relatou: “Neste momento, a contaminação do vírus está controlada em Portugal, e os organizadores se sentiram confiantes em realizar o evento com os mesmos cuidados e restrições do ano passado. No entanto, como lamentavelmente não poderemos contar com a presença física dos autores residentes no Brasil, decidimos fomentar suas representações este ano, proporcionando uma bela e intensa programação cultural com palestras, debates, reuniões virtuais, entrevistas e flashs ao vivo da Feira, em tempo real e outros. Teremos o prazer e a honra não só em representá-los e apresentar suas obras para os editores e leitores portugueses, mas também de tê-los entre nós de forma remota.”

Devido a esta programação virtual, mais de 20 entidades parceiras realizarão ações culturais remotas ao longo do período da Feira – todas transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Rede Sem Fronteiras para vários países onde a Rede possui parceria e, também, para os transeuntes do evento. As atividades da programação, com seus respectivos dias e horários, poderão ser conferidas no blog do estande no evento: www.redesemfronteiras.com

A Rede Sem Fronteiras é uma entidade cultural que desenvolve e divulga a cultura brasileira e lusófona em todo o território nacional brasileiro e para leitores de língua portuguesa, residentes em mais de 20 países do mundo, em cinco continentes, com o lema: “Juntos, somos mais fortes!”. Seu objetivo é promover, difundir e fomentar a cultura e a produção de seus membros além-fronteiras, por meio de projetos literários, artísticos e culturais, eventos e parcerias com Universidades, Fundações, Bibliotecas, Museus, Associações, Academias e entidades afins.

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura