Por: A Tribuna
19/08/2021
10:20

A primeira edição do FICA! – Festival Independente de Cultura de Amparo fechou sua grade de atrações na tarde de domingo, 15 de agosto, com o show da banda Balaio de Moça, depois de apresentar outras 19 apresentações oficiais e mais algumas extras, desde o dia 5 de agosto. Os organizadores, que fazem parte do Coletivo Cultura de Amparo, ficaram extremamente felizes com o resultado do festival. “Encerramos a primeira edição do Fica com a sensação de dever cumprido, fruto de um trabalho coletivo que apresentou ao público a diversidade e a qualidade da produção artística e cultural da nossa cidade. O envolvimento das pessoas, o número de espectadores e as inúmeras mensagens que recebemos comprovaram o potencial do festival e nos fez iniciar os planos de uma próxima edição, ainda mais diversa, com mais parcerias, e quem sabe num formato híbrido (on-line e presencial) se assim for seguro. O Fica veio para ficar!”, disse Giovana Gabriel, uma das organizadoras do FICA!, que ainda participou de três atrações do festival.

Segundo as estimativas disponibilizadas pelo Facebook, plataforma onde aconteceu a transmissão do festival, o FICA! conseguiu, nos oito dias de atrações, alcançar um total de 21.400 pessoas e 19.300 ações de engajamento. “Isso é realmente muito bom se considerarmos que não investimos em divulgação, utilizamos apenas as próprias ferramentas da plataforma e a publicidade de jornais, portais e a emissora de TV da nossa região. Conquistamos a atenção e o carinho do público durante os oito dias do festival com as apresentações”, disse Rafael Leopoldi, apresentador e um dos organizadores do FICA!

Mais de 20 apresentações

Além das 20 apresentações oficiais, a organização do festival ainda abriu espaço para exibição de clipes de bandas e vídeos da Cia Lázara de Teatro e Audivisual, e disponibilizou o seu cenário para expor pinturas, livros e CDs dos artistas locais. “A pluralidade cultural sempre deve ser presente na arte, e não foi diferente no FICA! Apresentamos diversos projetos com várias vertentes artísticas, mostrando toda a qualidade da produção artística amparense”, disse Guilherme Pererira, que se apresentou com a banda Guns N’ Bones e foi um dos organizadores do festival.

Apoio e cachê

A primeira edição do FICA! conseguiu o patrocínio de quatro empresas (MixMusic Estúdio, Fazenda Atalaia, Vinícola Terrassos e Fernandez Papel, e o apoio de outras empresas na ação dos sorteios como Estação Don Salles, Sandro Joalheria, Casa da Amada, La Fornalha Pizzaria, Lasanha do Professor, MB Store, Garagem Cozinha Hambúrguer, Vecchio Forno Pizzas, Briga Bellas, além da contribuição do público que apoiou com o PIX para o festival.

Ao todo, o festival arrecadou um total de R$ 6.316,00, que foi dividido igualmente entre os artistas que se apresentaram no festival. Segundo a organização, “graças ao valor que conseguimos com os patrocinadores e com o PIX, pudemos pagar um cachê de R$ 112,00 por artista. Pode parecer pouco, mas iniciamos a ideia do festival sem garantias nenhuma de ter recurso para pagar ninguém, apenas acreditando na importância da realização do festival, por isso poder contribuir com os artistas foi muito gratificante para todos da organização”, disse Gabriela Batoni, uma das organizadoras do festival. Nos próximos dias a organização irá entrar em contato com os responsáveis pelas apresentações para fazer os pagamentos e poder fazer o fechamento oficial do festival.

O projeto Artistas Reais entrevistou os produtores culturais da Solo Cultural/Foto: Divulgação
A banda Marcenaria Rock Blues abriu o show na sexta-feira, dia 13/Foto: Divulgação
Guns N' Bones - Cover do Guns N' Roses fechou a noite de sexta/Foto: Divulgação
Freddy Groovers abriu o show de sábado, dia 14 de agosto/Foto: Divulgação
A Mesa do Rock, que gravou sua apresentação de São Paulo, se apresentou na noite de sábado/Foto: Divulgação
A Mostra de Curtas - Tudo aquilo que ainda precisa ser dita - apresentou seis curtas no domingo, dia 15/Foto: Divulgação
A última apresentação do FICA! foi da banda Balaio de Moça/Foto: Divulgação

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78