Por: A Tribuna
04/08/2021
15:00

A primeira edição do FICA! – Festival Independente de Cultura de Amparo começa nesta quinta-feira, 5 de agosto, a partir das 19h, diretamente da página do Coletivo Cultura no Facebook. A organização do festival, que nasceu de forma natural e colaborativa, em um momento de união de artistas, produtores e apoiadores da cultura, “aconteceu pela indignação dos artistas, que estão sentindo na pele os danos da pandemia em nosso trabalho. O setor está precisando de um apoio governamental como nunca antes, mas infelizmente esse apoio não está vindo de forma eficaz”, disse Guilherme Pereira, um dos organizadores do festival.

Organizado pelo Coletivo Cultura, um grupo de artistas da cidade, o FICA! montou uma programação que contempla a pluralidade e a qualidade da produção cultural de Amparo, e vem para ser um espaço de resistência e uma plataforma para ampliar a voz dos artistas da cidade de Amparo. “Nossa arte, que sempre foi muito bem representada pelos artistas de nossa cidade, sentiu a necessidade de um projeto independente, que representasse nossa cultura, e quase que de forma natural a ideia do Festival Independente de Cultura de Amparo começou a ser arquitetado pelo próprio povo, para o povo. Através de reuniões on-line, organizamos todo o festival, desde a montagem da programação, captação de patrocínio e divulgação. O FICA! veio para ficar e nossa voz será ouvida, e nossa arte permanecerá”, afirmou Guilherme.

O festival será ao vivo e vai contar com 20 apresentações de música, contação de história, rodas de conversa e mostra de curtas-metragens, divididas entre os dias 5, 6, 7, 8 e 12, 13, 14 e 15 de agosto. “Seguimos respeitando as orientações para o enfrentamento da pandemia e por isso optamos por realizar nosso festival de maneira on-line. Fizemos as gravações das apresentações para garantir mais qualidade para o público, mas teremos muitas partes ao vivo, incluindo as rodas de conversa, que permitirão a interação do público com o festival”, disse Rafael Leopoldi, que também fez parte da organização e será o apresentador do festival.

Programação do primeiro final de semana

O primeiro final de semana do FICA! vai contar com uma programação bem diversificada, com rodas de conversas ao vivo, apresentações musicais diversas, projetos em vídeo e contação de histórias. De quinta a sábado a programação começa a partir das 19h, e no domingo a primeira apresentação começa às 14h.

O primeiro dia de apresentação será encerrado com o show de funk Causando Reflexões/Foto: Reginaldo Leme

 

Confira a programação do primeiro final de semana do FICA!

Dia 05 de agosto (quinta-feira) a partir das 19h

Roda de Conversa: Conselhos de Cultura e a Democracia Participativa (ao vivo)

Chorando o Piano (música)

Causando Reflexões (música)

 

Dia 06 de agosto (sexta-feira) a partir das 19h

Gabi e Tiago cantam suas canções (música)

Tarja Preta (vídeo)

Remember Classic Rock (música)

 

Dia 07 de agosto (sábado) a partir das 19h

Hot City Club (música)

Banda Mafia (música)

 

Dia 08 de agosto (domingo) a partir das 14h

Fui por ai com Cartola (música)

Princesa Tata em: Brincadeiras, histórias e diversão (contação de história)

Roda de Conversa: Importância dos Festivais de Cultura para as cidades (ao vivo)

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78