Por: A Tribuna
03/09/2019
11:09

Sessões de observações das crateras, montanhas e demais detalhes da superfície lunar e da Grande Mancha Vermelha de Júpiter acontecerão no Polo Astronômico de Amparo neste sábado, 7 de setembro, das 18h30 às 22h. Também no local o visitante poderá observar o planeta Saturno.

A Lua

A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário,[nota 2] tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra, o que representa 1⁄81 da sua massa. Entre os satélites cuja densidade é conhecida, a Lua é o segundo mais denso, atrás de Io. Estima-se que a formação da Lua tenha ocorrido há cerca de 4,51 mil milhões* de anos, relativamente pouco tempo após a formação da Terra. Embora no passado tenham sido propostas várias hipóteses para a sua origem, a explicação mais consensual atualmente é a de que a Lua tenha sido formada a partir dos detritos de um impacto de proporções gigantescas entre a Terra e um outro corpo do tamanho de Marte.

Mancha Vermelha

A Grande Mancha Vermelha é um enorme anticiclone da atmosfera de Júpiter localizado na latitude 22°S. De forma oval e coloração em tons de vermelho, é uma das características mais distintivas do planeta e corresponde a uma tempestade de grandes dimensões e com carácter mais ou menos permanente.

É a maior tempestade existente no Sistema Solar. Seu tamanho já foi grande o suficiente (de leste-oeste) para abranger mais de duas vezes o diâmetro da Terra. Com o passar do tempo, no entanto, seu tamanho sofreu uma redução e em 2014 imagens captadas pelo Telescópio Espacial Hubble mostraram que em sua largura (pouco menos de 16.100 quilômetros de diâmetro) só poderia caber uma vez o tamanho da Terra.

Planetário Digital

  Sessões no Planetário Digital “O Céu da Primavera" serão realizadas às 18h20, às 19h20 e às 20h20. O preço dos ingressos é R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (estudantes, professores da Rede Pública, idosos e portadores de necessidades especiais).

O ingresso dá ao visitante o direito de participar de todas as atividades do dia (exceto consumo na lanchonete). Todas as atividades serão realizadas, inclusive nos dias de tempo nublado e chuvoso (exceto as observações com telescópio). Podem ocorrer pequenas alterações nos horários das atividades, dependendo do fluxo de visitantes no dia.

O Polo Astronômico de Amparo está localizado na saída para o bairro do Sertãozinho, na altura do Km 29 da Rodovia SP-95 (trecho Amparo-Bragança Paulista). Mais informações pelos telefones: (19) 99412-1902 e 99615-9343. É recomendável chegar ao local até as 21h para aproveitar todas as atividades oferecidas no local.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78