Por: A Tribuna
24/11/2021
10:11

Nesta segunda feira, 29 de novembro, o Projeto Luz e Sombras exibe no Auditório da Rádio Cultura FM, em Amparo, mais um grande clássico do Cinema: “Os Brutos Também Amam” uma tocante fábula entre o bem e o mal com destaque para a excelente fotografia em technicolor premiada com o Oscar. A exibição será a partir das 19h30, no Auditório da Rádio Cultura. E seguindo as normas de segurança serão disponibilizados apenas 25 lugares ao público.

As reservas deverão ser feitas na segunda feira no horário das 15h às 18h através do telefone: (19) 3807-3118.

Ficha técnica

“Os Brutos também amam” tem no seu elenco: Alan Ladd, Jean Arthur, Van Heflin, Jack Palance , Ben Johnson, Brandon deWilde,  Emile Meyer e Elisha Cook Jr.  O roteiro é de A.B. Guthrie Jr. Baseado no romance: “Shane” de Jack Schaefer

A música é Victor Young, fotografia de Loyal Griggs, edição de William Hornbeck e Tom McAdoo . e o figurino de Edith Head. O filme tem a orodução e direção de George Stevens

A obra é uma produção da Paramount Pictures de 1953 e o gênero: faroeste.

Sinopse

O filme conta a história do misterioso pistoleiro chamado Shane, recém-chegado a uma região de assentamentos e pequenos sitiantes num vale do Wyoming. Os colonos lutam por seus direitos contra os grandes criadores de gado, que controlam a maior parte da terra, e Shane logo se envolve no conflito.

Shane, que quer mudar de vida, aceita trabalhar na pequena fazenda de Starret. Ele sente-se atraído pela esposa de Starret, a charmosa Marian. O filho de Starret, Joey, logo se interessa por Shane e descobre o seu cinturão com uma pistola, que o cowboy havia escondido. O rapaz assiste boquiaberto a Shane, quando este lhe mostra a sua habilidade com as armas, disparando vários tiros certeiros em diferentes alvos. Shane torna-se um ídolo para Joey.

A tensão entre as facções em conflito aumenta quando Ryker, o fazendeiro mais poderoso da região, contrata o temível pistoleiro Jack Wilson para pressionar os proprietários dos sítios. Depois de muitas provocações, Joe Starrett decide matar Wilson e Ryker para salvar a cidade, mas é impedido por Shane. Starrett e Shane lutam e o vencedor, Shane, vai para o duelo contra Wilson.

O filme inteiro conduz ao fato inevitável de que Shane precisa acabar enfrentando Wilson e outros pistoleiros. E Wilson é o único personagem sem muito a declarar. Um famoso bandido estranho à cidade. Ele só aparece quase no final do filme e fala uma dúzia de linhas e sua presença representa o mau agouro.

Ele encarna o velho princípio do oeste, dá força se sobrepondo ao direito, a lei. A sua presença em cena dá calafrios.

“Os Brutos também Amam”, é um clássico inquestionável; um faroeste psicológico, que mostra a luta do bem contra o mal. O chapéu de Shane é branco e o de Jack Palance (Wilson) é preto.

O garoto Brandon De Wilde, que tinha onze anos no lançamento do filme foi uma grande revelação. Ele continuou uma carreira elogiada pela crítica, mas sem alcançar grande fama. Ele foi indicado ao um Oscar de ator coadjuvante pelo seu desempenho em “Os Brutos Também Amam”.

Em “Os Brutos também Amam” não podemos deixar de notar a perfeita harmonia entre muitos elementos cinematográficos como o roteiro, a direção, a fotografia, elenco extraordinário. E a eles acrescentamos a música que representa um senso descritivo único e ao mesmo tempo proporciona uma bela moldura dramática e romântica junto á ação.

Alguns elementos da peça musical através da percussão sugerem os sons de trotes de cavalo, lembrando a música do filme “Matar ou Morrer” com Gary Cooper filmado em 1951. A trilha sonora do filme é considerada uma das mais belas do cinema e um dos melhores trabalhos de Victor Young (1900-1956).

O Instituto norte-americano de Cinema incluiu “Os Brutos Também Amam” em sua lista dos melhores filmes americanos em 1998, no 69º lugar e novamente em 2007, quando subiu para o 45º lugar. É um marco histórico na história do Cinema.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78