Por: A Tribuna
21/11/2019
15:11

A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA), criada a partir do projeto de iniciação musical gratuito, em 2019, se apresentará duas vezes na cidade de Amparo. Depois de oito meses de trabalhos do projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA), com aulas teóricas, instrumentais e de prática orquestral, os 28 alunos e os professores finalmente irão se apresentar. A estreia acontecerá no próximo domingo, 24 de novembro, às 20h, na Catedral Nossa Senhora do Amparo, logo após a celebração da Missa. O segundo concerto acontecerá no domingo seguinte, dia 1º de dezembro, na Igreja Matriz de São Sebastião, no Bairro Ribeirão, a partir das 20h30. Nos dois concertos, a entrada é gratuita, porém os organizadores pedem que sejam doados alimentos, como pó de café, bolachas doces e salgadas, açúcar cristal, achocolatado, leite, entre outros produtos não perecíveis, que serão entregues no Educandário Nossa Senhora do Amparo.

O concerto

O espetáculo intitulado “No Dia a Dia com a OJCA” traz detalhes de todo o processo de criação e desenvolvimento desde o início do projeto. Para essas apresentações Leon Spiandorelli foi convidada para interpretar Adelaide, uma senhora de gosto musical apurado que transporta o público para a complexidade do trabalho realizado durante as aulas. Além da “viagem” ao dia a dia da Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA), o concerto oferece um repertório de músicas eruditas, folclóricas e cantigas. O programa reúne tanto peças simples executadas pelos alunos, quanto obras de referência que serão interpretadas pelos professores.

Projeto OJCA

A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA) surgiu a partir da ideia de ex-integrantes da Orquestra Circuito das Águas (OCA), formada por músicos profissionais, ao término das atividades no final de 2018. “Podemos considerar que a Orquestra Jovem é ‘filho’ da OCA”, diz o diretor executivo Diego Mozer. Os objetivos deste novo projeto são difundir o estudo da música clássica, levar o aprendizado para pessoas de diferentes classes sociais gratuitamente e, por fim, criar uma orquestra estudantil.

Viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura Federal, o projeto conta com 28 alunos divididos entre aulas práticas de violino, viola de arco e violoncelo, instrumentos da família das cordas, que ocupam posição principal na formação orquestra, e desde março de 2019 eles participam de atividades de teoria musical e prática em grupo. A OJCA tem como patrocinadores os Supermercados Daólio e Sempre Unidos, Rousselot Gelatinas e Peptan. A proposta para 2020 é dar continuidade ao trabalho de formação para que, ao longo dos anos, a orquestra se torne referência musical na região do Circuito das Águas Paulista e amplie a relação cultura com a comunidade..


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78