Por: Marcelo Henrique
02/02/2022
18:02

Faleceu hoje, 02 de fevereiro, quarta-feira, em Campinas/SP, aos 102 anos, meu amigo dr. Rubem Costa, professor, advogado e escritor.

Residente em Campinas há décadas, dr. Rubem Costa cultivou muitos amigos em Amparo – e tenho para mim que possivelmente eu tenha sido o mais jovem deles. Explico: seus vínculos afetivos com Amparo remontam à década de 40 do século XX, quando, após haver iniciado sua carreira de educador, em 1943, no antigo Ginásio do Estado de Amparo e na Escola Normal Nossa Senhora do Amparo, foi diretor de escola em Serra Negra, Pedreira, Monte Alegre do Sul, Espírito Santo do Pinhal, Santa Bárbara d'Oeste e Campinas, entre outros municípios, e, depois, já na década de 50, inspetor de Ensino Secundário, com sede em Itu, Amparo e Mogi Mirim, bem como inspetor regional de Ensino Secundário e Normal com sede em Campinas (de 1962 a 1969) e, por fim, primeiro diretor da Divisão Regional de Campinas (de 1969 a 1975).

Para que se tenha ideia, todos os seus ex-alunos de Amparo ainda vivos já passaram dos 80 anos de idade.

Conhecemo-nos em Campinas, sua terra natal, na década de 90; fomos apresentados por amigos em comum. Reencontramo-nos por diversas vezes, em Campinas e em Amparo. Inclusive, quando promovi a Noite de Autógrafos do meu mais recente livro, "Canção para todas as dores", em dezembro de 2019, o já centenário Rubem Costa me prometeu vir se conseguisse alguém que pudesse trazê-lo, o que infelizmente não aconteceu.

Em 22 de abril de 2021, conversamos pela última vez, por telefone, no início da noite, pelo transcurso de seus 102 anos de vida. A voz fraca, o corpo fraco (segundo ele próprio me disse), mas plenamente lúcido. Matamos um pouco de nossa imensa saudade!

Sócio fundador e emérito do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas, ex-presidente e membro emérito da Academia Campinense de Letras (ACL), bem como cofundador da Academia Campineira de Letras e Artes, sócio fundador do Rotary Clube de Amparo, sócio fundador e primeiro presidente do Lions Clube Guanabara, de Campinas, dr. Rubem Costa, figura humaníssima, além de um escritor talentoso e vibrante, era o último remanescente dentre os cofundadores do Rotary Club de Amparo.

Segundo a senhora Maria Elisabete Costa Grinaboldi, filha do dr. Rubem Costa, seu pai, acometido de pneumonia, foi intubado no último sábado, 29/01. Antes, porém, plenamente lúcido, ele agradeceu a Deus pelo dom da vida.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78