Por: A Tribuna
17/08/2020
10:08

A Prefeitura de Monte Alegre do Sul, por meio dos Departamentos de Educação e de Cultura, Esportes e Turismo, em parceria com diversos artistas locais e nacionais, concluiu o projeto de reestruturação da Mini Cidade, a “Cidade das Artes”.

O projeto foi entregue à população no dia 06 de agosto, data em que a cidade também comemorou o dia do Padroeiro do município, o Senhor Bom Jesus. Este é um grande projeto que pretende amplificar as possibilidades turísticas, culturais e educacionais, criando um espaço lúdico e instrutivo para os turistas e, principalmente, para os monte-alegrenses.

As pequenas edificações e a réplica do Santuário do Senhor Bom Jesus na agora “Cidade das Artes”, abrigam uma exposição permanente, com releituras de obras de grandes artistas, como Vincent Van Gogh, Salvador Dali, Portinari, Tarsila do Amaral, entre outros.

Transformar a Mini Cidade num lugar dedicado à arte e à educação foi um trabalho árduo. O objetivo é estimular o conhecimento cultural e ampliar o acesso da população a esse tipo de conteúdo, além de trazer mais um atrativo turístico ao município.

Entre as obras, o destaque fica por conta daquelas que retratam religiosidade, relacionando à história já conhecida do município, resgatando princípios culturais próprios. Artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Botticelli, que assinam obras como “Monalisa”, “A Criação de Adão” e “O Nascimento de Vênus”, respectivamente, estarão presentes como inspirações atemporais.

A escolha dos artistas foi organizada de forma a possibilitar ao visitante oportunidades de entrar em contato com diferentes estilos e expressões artísticas. Também faz parte da Cidade das Artes a homenagem a artesãos monte-alegrenses ou radicados na cidade, como Valfredo Daólio e Edmar Peres, e espaços dedicados à arte em Monte Alegre do Sul, como a Casa Azul. A Cidade das Artes ainda recebe esculturas do renomado artista plástico Gilmar Pinna, que expõe, as obras “São Francisco”, “Dom Quixote” e “Joana D’Arc” no espaço.

A expectativa é que, após a liberação de reabertura no espaço de pontos turísticos e demais espaços do município, a Cidade das Artes possa receber visitantes de todas as idades e, ao retorno das aulas, professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio das redes pública e particular também possam visitar.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78