Por: A Tribuna
11/05/2020
10:05

A Globo acertou em cheio em colocar no ar uma edição especial de “Fina Estampa” que será exibida até a pandemia do novo coronavírus passar. A novela que conta a saga de Griselda, personagem interpretada magistralmente por Lilia Cabral, vem fazendo bonito e garantindo até mais pontos na guerra da audiência do que a inédita “Amor de Mãe” que teve suas gravações interrompidas devido ao combate à proliferação da Covid-19.

Depois de tantos personagens de sucesso, chegou a hora de Lilia Cabral ser protagonista de uma novela em horário nobre e isso aconteceu em “Fina Estampa”, novela exibida originalmente em 2011.

Na trama escrita por Aguinaldo Silva, Lilia Cabral apareceu nos primeiros capítulos despida de qualquer tipo de vaidade. Griselda é uma viúva que luta para criar os três filhos, para isso aceita qualquer tipo de trabalho desde faxinas até trabalhos considerados masculinos, tais como fazer encanamento ou consertar geladeiras e fogões. No passar dos capítulos, Griselda ganha na loteria e se torna uma outra mulher, que se apaixonará por Renê, personagem do ator Dalton Vigh.

Lilia Cabral não esconde que ficou muito feliz com a volta de “Fina Estampa” em horário nobre. “Apesar de ter ido ao ar em 2011, 'Fina Estampa' traz lições que continuam sendo importantes: a minha personagem, Griselda - ou Pereirão - tem um comportamento muito honesto diante dos filhos. Ela fazia tudo em função deles e teve que sobreviver dando educação e estabilidade à família. Por isso, fiquei muito feliz ao saber que a novela está de volta. Além disso, foi uma história que fez muito sucesso entre o público. Recebemos muito carinho na época. Eu achei incrível a atitude da Globo, a responsabilidade e o respeito que a emissora está tendo com todos os profissionais envolvidos nas novelas que estavam no ar atualmente, ao mesmo tempo em que é um desafio entrar para substituir 'Amor de Mãe', que está na boca do povo. As pessoas são apaixonadas pelos personagens que eles estão seguindo até então”, revela.

A atriz nutre um carinho muito especial por Griselda. “A Griselda foi a minha primeira protagonista, apesar de eu sempre ter feito bons personagens. Eu vinha de uma leva de novelas do Manoel Carlos e, de repente, caiu na minha mão essa personagem criada pelo Aguinaldo Silva, com quem há muito tempo eu não trabalhava. Quando recebi os capítulos e vi o que eu tinha nas mãos, abdiquei de tudo na minha vida para poder me dedicar totalmente à novela porque eu sabia que durante um bom tempo eu seria chamada de Pereirão. Foi através dela que eu pude me colocar diante de grandes personagens e de grandes protagonistas que vieram a seguir. Fui muito feliz e o público me recebeu de braços abertos. A Griselda era solar, mesmo com todos os problemas que ela tinha com os filhos e com a vida sofrida dela. Mesmo nos piores momentos, ela sabia tirar lições e também dava lições de vida para todos. O texto era muito bem escrito. Dia desses, eu sentei para assistir ao primeiro capítulo e vi até o 20”, fala emocionada Lilia Cabral.

Quando perguntada se aprendeu algo com a personagem que ficou para sua vida, ela logo responde: “Aprendi tanta coisa com a Griselda, tantas lições. No início, levei um pouco das minhas experiências para ela: era um personagem de origem portuguesa, então, levei muita coisa da minha família, de sobrevivência, porque eu sou filha de imigrantes que vieram para o Brasil bem depois da Segunda Guerra e passaram por muitas dificuldades. Mas a vida da gente não muda: continuamos lutando e batalhando para sobreviver seja em qual for o quesito. E, se você perceber, a Griselda vai sobrevivendo até o fim da novela, como a gente. Isso só me incentiva a lutar sempre por aquilo que eu quero e acredito. A vida já tinha me ensinado isso cedo, com minha família, e depois dessa novela eu continuo lutando ainda mais por aquilo que eu acredito”.

Sobre a pandemia do novo coronavírus, Lilia Cabral se mostra preocupada e manda um recado para os fãs: “Espero que todos sigam as recomendações, se cuidem. Nessas horas, a gente só torce para que tudo dê certo: para que 'Amor de Mãe' volte, que todo mundo curta o final, e para que as novelas que estão no ar agradem ao público. Agora é preciso ter um pensamento de equipe, temos que pensar em todos”, finaliza.

Chique, discreta e elegante, assim é Lília Cabral na vida real. Casada com o economista Iwan Figueiredo, tem uma filha, a também atriz Giulia Bertolli, e não costuma expor sua vida pessoal.

Lília Cabral nasceu em 1957 e é filha de pai italiano e mãe portuguesa. Formada pela Escola de Arte Dramática da USP, os primeiros passos em direção à vida artística foram dados no palco. Dos palcos para a televisão foi um pulo. A estreia em novelas aconteceu em 1981 quando trabalhou em “Os Adolescentes”, escrita por Ivani Ribeiro e produzida pela Bandeirantes. Desde então, vem acumulando um sucesso atrás do outro e é considerada uma das maiores atrizes da televisão brasileira, cujo talento pode ser conferido graças à reprise de “Fina Estampa”.

height=876
“Fina Estampa” foi a novela na qual Lilia Cabral teve a oportunidade de ser protagonista.
E o faz-tudo Pereirão marcou a carreira da atriz para sempre /João Miguel Jr-RG

 

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78