Por: A Tribuna
31/08/2021
09:08

O Polo Astronômico de Amparo terá uma programação especial neste final de semana e na véspera do feriado prolongado. Os visitantes do local poderão observar os planetas Júpiter e Saturno utilizando o maior telescópio do Brasil. Sessões  especiais acontecem hoje, sexta-feira, 3 de setembro, no sábado, dia 4 e segunda-feira, 6 de setembro, véspera do feriado do Dia da Independência. Tem ainda sessões no Planetário. O Polo Astronômico de Amparo abre a partir das 19h30.

Dentro de uma área rural de quase 60 mil metros quadrados, o Polo Astronômico de Amparo foi  estrategicamente construído em uma região privilegiada,  a 1.000 metros de altitude e com vistas maravilhosas de vales e morros da Serra da Mantiqueira.

Longe das luzes e poluição das cidades, no Polo Astronômico de Amparo é possível experimentar uma perfeita visualização do céu estrelado, ao contrário do que ocorre na grande maioria dos observatórios abertos ao público no Brasil, que se encontram dentro dos centros urbanos, sempre iluminados e poluídos.

Nas noites de céu bem limpo e transparente, é possível visualizar a olho nu e a 45 graus do horizonte, estrelas de até magnitude visual aparente +5,5. Isso é o que a União Astronômica internacional considera como sendo um céu bom para pesquisa astronômica.

Por força da Lei Municipal, o local onde o Polo foi construído é considerado um “Sítio para observações astronômicas”. Isso para evitar o surgimento na região, de poluição luminosa que venha a atrapalhar nas atividades observacionais realizadas no Polo.

O Polo Astronômico de Amparo está localizado na saída para o bairro do Sertãozinho, na altura do Km 29 da Rodovia SP-95 (trecho Amparo-Bragança Paulista). Mais informações pelos telefones: (19) (19) 99295-9586.

Maior telescópio

Já está em operação no nosso Observatório, o novo Telescópio Refletor de 650mm de abertura. Trata-se do maior telescópio em operação no estado de São Paulo e o maior do Brasil dedicado à divulgação científica e aberto para observações públicas. Imagens fantásticas da Lua, dos planetas e objetos do céu profundo.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78