Por: A Tribuna
17/02/2022
08:02

Amanhã, sexta-feira, 18 de setembro, o geólogo amparense Hélio Antonio Scalvi promove o lançamento do livro Centenário Colégio Sete de Setembro, de Poços de Caldas (MG). O evento será realizado na sede do Colégio Sete de Setembro, às 20h. O evento faz parte das comemorações do centenário do colégio, um dos mais tradicionais do Estado de Minas Gerais.

Hélio Scalvi é membro ativo e regular da Loja Maçônica Estrela Caldense, tendo alcançado o Grau 33 (Grande Inspetor Geral da Ordem). Ele se formou em Geologia pela primeira turma da Unesp, em 1976, em Rio Claro. Atuou durante 30 anos na área nuclear, tendo sido gerente da Mina Urânio do Planalto de Poços da Caldas e representante do Brasil durante seis anos nas reuniões do Grupo do Urânio da Agência Internacional de Energia Atômica. É também formado em Direito pela PUC Minas Gerais, onde também foi professor do curso de Pós-Graduação de Gestão Ambiental de 2007 a 2012. Ele também atuou como professor na Unifenas.

Apaixonado pela história de Poços da Caldas, viu na oportunidade de pesquisar as atas da Estrela Caldense, preservadas desde 1975, a chance de abordar essa mesma história sobre o prisma das importantes ações da Maçonaria em Poços de Caldas nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Em 2010, lançou o livro Uma Estrela Fulgurante – A importância da Loja Maçônica Estrela Caldense na História de Poços de Caldas, em parceria com o escritor maçom Luiz Roberto Judice. Em 2015, laçou Instituto Educacional São João Escócia – Cem Anos de História, Cultura e Educação, no qual relatou a saga da pequena escola que foi fundada pelos maçons da Estrela Caldense, em 1915, e transformou-se no maior educandário do sul de Minas Gerais.

O autor amparense é membro da Academia Poços-caldense de Letras, onde ocupa a cadeira de número 39, cujo o patrono é o escritor Bendito Cyrillo de Oliveira.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78