Por: A Tribuna
18/03/2021
15:03

Não é só de apreciação de fotos que vive um festival de fotografia, palestras, passeios fotográficos e oficinas completam a programação. E para a 5ª edição do Festival de Fotografia Amparo em Foco, que vai acontecer de 8 a 18 de abril, os organizadores programaram seis oficinas com diferentes temáticas.

Técnicas antigas

Alex Gimenes e Renan Nakano, idealizadores do projeto “O Retratista”, onde ambos voltaram seus focos para técnica, teoria e prática do processo, bem como a pesquisa e tradução de livros e documentos da época do descobrimento do processo, datado do século XIX, para a produção de Ambrótipos e Ferrótipos, foram convidados para realizarem duas oficinas indicadas para aqueles que querem aprender técnicas antigas de reprodução de imagens.

Na oficina Processo Fotográfico de Cianotipia, os professores ensinarão o método de impressão fotográfica com emulsão fotossensível/Foto: Divulgação

Na oficina Processo Fotográfico de Colódio Úmido, os dois ensinarão, na teoria e na prática, o passo a passo para reproduzir fotos em colódio. Já na oficina Processo Fotográfico de Cianotipia, os professores ensinarão o método de impressão fotográfica com emulsão fotossensível, baseada em sais de ferro, onde reagentes químicos revelam imagens em tons de azuis, após exposição à luz solar. Serão também abordadas as técnicas históricas da revelação fotográfica artesanal, os tipos de reagentes químicos utilizados nos processos e realização de experimentos onde todos os participantes sairão com imagens impressas em cianotipia.

Edição e pós-produção

Armando Bruck, um dos grandes especialistas em Lightroom do Brasil, será o responsável por duas oficinas de Lightroom, um dos melhores softwares de edição e pós-produção de imagens que tem no mercado. Estas oficina são indicadas para quem está iniciando na arte da fotografia ou para aqueles mais experientes, em busca de ampliar o conhecimento de edição de imagens. As oficinas serão divididas em aulas do módulo básico e módulo de edição de fotos.

Scrapbook

O artista plástico e artesão americano Michael Trent foi convidado para ensinar, na oficina Fotofólio Artesanal/Scrapbook, como fazer um fólio básico dobrável em três partes, usando cartolina e papéis decorativos para scrapbook. Os interessados em encadernamento manual e artesanato irão aprender a produzir, passo a passo, um scrapbook personalizado.

Elaboração de Roteiros

Para esta oficina, que irá apresentar os conceitos básicos de história, direção, montagem e realiza um pequeno curta-metragem, além de prática de exercícios de escrita e criação a partir das diferentes etapas do roteiro, foi convidado o jornalista e fotógrafo mineiro Caio Araújo.

Todas as oficinas acontecerão na sede do Cine Foto Clube de Amparo, localizado na Rua Treze de Maio, nº 35, no centro da cidade, atendendo todas as recomendações da Vigilância Sanitária e do Plano SP de combate e enfrentamento da Covid-19. O número de participantes em cada oficina foi reduzido para 10 pessoas e todos terão medição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social durante as atividades. Caso a cidade esteja nas fases mais restritivas do Plano SP, as atividades poderão ser adiadas para datas futuras.

Amparo em Foco 2021

A quinta edição do Amparo em Foco - Festival de Fotografia, acontece de 8 e 18 de abril na cidade de Amparo, interior de São Paulo, com extensa grade de atividades gratuitas. O evento conta com o incentivo do Ministério do Turismo, através da Lei Rouanet, patrocínio das empresas Rousselot e Peptan, e produzido pelas empresas Mogiana Produções e a Renovarte Produtora Cultural.

Confira a programação completa no site oficial do evento www.amparoemfoco.com.br e acompanhe nossas redes sociais.

 

Oficinas

Dia 10 de abril - sábado

9h30 – Elaboração de Roteiros para Curtas Metragens

9h30 – Processo Fotográfico de Cianotipia

11h30 – Fotofólio Artesanal/Scrapbook

Dia 11 de abril - domingo

9h30 – Elaboração de Roteiros para Curtas Metragens

9h30 – Processo Fotográfico de Colódio Úmido

Dia 17 de abril - sábado

9h30 – LIGHTROOM - Módulo Básico

14h – LIGHTROOM - Módulo Edição de Fotos

Dia 18 de abril - domingo

9h30 – LIGHTROOM - Módulo Básico

14h – LIGHTROOM - Módulo Edição de Fotos

Local: Cine Foto Clube de Amparo – Rua Treze de Maio, nº 35, Centro

Atividade gratuita para no máximo 10 pessoas, por ordem de chegada.

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78