Por: A Tribuna
29/10/2019
17:10

Para comemorar o ‘Dia Internacional da Animação (DIA)’, celebrado no dia 28 de outubro, o município de Serra Negra promoverá a exibição de curtas-metragens no dia 30, quarta-feira, no Palácio Primavera.

A programação atende a uma mobilização nacional e internacional que, no Brasil, é realizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). “Em 2019, o ‘DIA’ vai para a sua 16ª edição e acontecerá simultaneamente em todas as regiões do país às 19h. Aqui, em Serra Negra, faremos três horários diferentes, para atender os diferentes públicos, infantil e adulto”, explica a coordenadora local, Cintia Bertini.

De acordo com ela, às 10h, será uma mostra para as alunos da E. E. Dr. Jovino Silveira. No período da tarde, será para os alunos da E. E. Lourenço Franco de Oliveira e, à noite, 19h30, aberto ao público em geral, será o momento de assistir no Palácio Primavera. De manhã e tarde serão os títulos infantis, e à noite, os nacionais e internacionais. Confira abaixo quais serão eles. “E para alegrar nossa noite, teremos pipoca para todos os presentes. Uma parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Agradeço a todos e desejo bom filme a todos”, finalizou.  Cintia também é a coordenadora do Kanemo Cine Clube, que foi a responsável por cadastrar e realizar o evento no município de Serra Negra.

A data do ‘DIA’ foi decretada porque em 28 de outubro de 1892 que se registou a primeira exibição de imagens animadas do mundo: a exibição do filme Pauvre Pierrot, por Emile Reynaud no seu teatro ótico, no Museu Grevin, em Paris.

Seleção de filmes da ABCA

É com muita alegria que divulgamos os curtas metragens nacionais selecionados para exibição no Dia Internacional da Animação 2019.

Para a seleção de filmes nacionais no Dia Internacional da Animação 2019, a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) recebeu 141 inscrições de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados oito para exibição na Mostra Nacional e 13 curtas para compor a Mostra Infantil.  

O processo de seleção de filmes foi realizado através da indicação do corpo de jurados pela ABCA. O júri, coordenado pelo diretor Marão, foi composto por Carlon Hardt (PR), Débora Mini (MG), Guilherme Gher (SC), Julia Nicolescu (RJ) e Marcelo Castro (SP)

 

Mostra Nacional

· Almofada de Penas – 12m17s – Dir. Joseph Specker Nys

· LINHA – 03m12s – Dir. Francisco Lira

· Yari – 03m56s – Dir. Breno Rohr

· Poética de Barro – 06m12s – Dir. Giuliana Danza

· Contos Incontados: Cinderela – 01m25s – Dir. Fernando Ferreira Garróz

· Vai ver – 03m58s – Dir. Diego Souza

· Sangro – 07m15s – Dir. Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR (codireção)

· APNEIA – 15m – Carol Sakura & Walkir Fernandes

 

Mostra Infantil

· Mytikah – O livro dos heróis (EP Dandara e Zumbi dos Palmares) – 06m52s – Dir. Hygor Amorim e Jonas Brandão

· Bola e Triângulo – 01m10s – Dir. NUCA – Núcleo de Animação da Casa Amarela

· Lembramos de Cor – 02m – Dir. Ester Harumi Kawai

· Min e as mãozinhas – 08m25s – Dir. Paulo Henrique Rodrigues

· Trip & Treasure – 03m45s – Dir. Estúdio Escola de Animação

· Tobias Tatu – 01m – Dir. Júnia Consani

· Os Pássaros – 01m12s – Dir. Clara Braem, Duda Cellos, Tatiana Hagen

· A Truta Púrpura – 01m40s – Dir. Helena Belice, Murilo Prudêncio, Pedro Solano

· Pelas Barbas do Noel – 04m6s – Dir. Fernando Ferreira Garróz

· A Folia de um Bloco Infantil – 02m – Dir. Equipe N.A.D.A. – Núcleo de Artes Digitais e Animação PUC-Rio (Ana Luiza Primo, Clara Barros, Clara Braem, Duda Cellos, Helena Vilar, Leticia de Vicq, Luana Matos, Luma Rodrigues e Tatiana Hagen)

· Contos Incontados: Cinderela – 01m25s – Dir. Fernando Ferreira Garróz

· Vivi Lobo e o Quarto Mágico – 13m – Dir. Isabelle Santos e Edu MZ Camargo

· Piadinhas bobas – 02m21s – Dir. Curso Animação Animator


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura