Por: A Tribuna
28/07/2021
15:50

Depois de seu resgate em 2017 e da finalização da obra de reforma em sua sede em 2020, a diretoria do Cine Foto Clube de Amparo (CFCA) segue trabalhando para transforma o clube em um grande espaço cultural da cidade, e na tarde de segunda-feira, 26 de julho, o presidente do CFCA, Reginaldo Leme, anunciou que a associação se tornou Ponto de Cultura, da Secretária Especial de Cultura, chancelado pelo Ministério da Cidadania, do Governo Federal. “Agora estamos inseridos no mapeamento cultural do país, um passo importante para futuros projetos entre a iniciativa pública/privada, e o Cine Foto Clube de Amparo enquanto entidade cultural. Esse certificado permite estimular o protagonismo social e as iniciativas já existentes, além de colaborar na implementação das políticas públicas culturais, a partir da gestão compartilhada e participativa”, disse Reginaldo Leme, que ainda agradeceu as cartas de referência dadas pelo Coletivo Cultura e pelo Conselho Municipal de Cultura (Comcult) de Amparo.

O que é um Ponto de Cultura

Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades, reconhecidos, certificados ou fomentados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e apoiados pelos estados e municípios parceiros por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva. “Ser reconhecido como Ponto de Cultura é uma chancela institucional importante para a obtenção de apoios e parcerias, além de permitir que a o clube se articule com outros Pontos de Cultura do mesmo segmento”, afirmou Reginaldo Leme.

A Política Nacional de Cultura Viva (antigo Programa Cultura Viva), foi implementado em 2004 e alcançou grande dimensão nacional e internacional. Atualmente é uma referência para políticas culturais em vários países da América Latina, pois foi desenhada para valorizar a cultura de base comunitária, a articulação em rede e a gestão compartilhada, com base nos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento da sociedade civil.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78