Por: A Tribuna
15/06/2021
14:45

Com a reativação do Cine Foto Clube de Amparo (CFCA), antigas fotografias da cidade começaram a reaparecer e algumas famílias estão doando essas fotos para o a acervo do clube. Os irmãos Hélio Geraldo Ferrari e Hernani Ferrari Filho fizeram uma doação do arquivo de fotografias do pai, Hernani Ferrari, para o Cine Foto Clube de Amparo.

“Ficamos tranquilos ao saber que as fotografias do nosso pai estão guardadas de forma segura, adequada e, principalmente, pelo fato delas estarem no Cine Foto, onde ele foi sócio e diretor na época”, disseram os irmãos Hélio e Hernani Ferrari, doadores da coleção.

A coleção de fotos doadas, entregue nas mãos do presidente do fotoclube, Reginaldo Leme, é composta por 53 fotografias e 10 certificados de premiação e participação em diversos concursos. Produzidas durante a década de 1960, todas as fotografias estão em ótimo estado de conservação e trazem fragmentos das narrativas visuais de Hernani Ferrari em sua produção artística. Um dos destaques do acervo é a foto “Padre Antônio”, exposta no XV Salão Internacional do CFCA, em 1967, e em diversos salões nos anos seguintes.

“Além de muito importante para o acervo do Cine Foto, é uma honra obter a guarda dessas fotografias que fazem parte da história do fotoclube, dos seus autores e da cidade. Esperamos que, assim como fizeram os irmãos Ferrari, mais pessoas e familiares possam confiar seus arquivos fotográficos ao Cine Foto Clube de Amparo”, disse Reginaldo Leme, presidente do fotoclube.

Arquivo do CFCA

Ao ser reativado em 2017, foram encontradas mais de 600 fotografias produzidas pelos associados ao longo dos anos, dentre elas uma grande quantidade de fotos do Dr. Nóbrega, principal articulador para a criação do fotoclube. Essas imagens revelam a trajetória da produção cultural amparense naquele período e o expressivo talento de seus autores. Segundo Reginald o Leme, “hoje essas fotografias estão acondicionadas em local livre de insetos, da luz solar e da umidade, servindo-as de estudos, pesquisas e futuras exposições”.

Projeto de digitalização

A diretoria do Cine Foto Clube de Amparo está finalizando um projeto para a digitalização de todo o acervo fotográfico do clube para torná-lo disponível na internet para pesquisas. O projeto ainda depende de aprovação da secretaria estadual da cultura. “Nossa ideia, em um futuro próximo, é criar um museu da fotografia em Amparo, com as imagens desse movimento tão importante que é o fotoclubismo, principalmente com fotos daqueles que construíram esse legado”, completou o presidente do CFCA, Reginaldo Leme.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78