Por: A Tribuna
14/01/2020
08:30

Nesta segunda feira dia 20 de janeiro a atração do Projeto Luz & Sombras é o filme “Cimarron – A Jornada da Vida” que tem como tema a Marcha para o Oeste e se tornou um clássico do Cinema. A exibição acontecerá no Auditório da Rádio Cultura FM, na Praça Pádua Salles – Centro de Amparo, a partir das 19h30. A entrada para acompanhar o evento será gratuita.

“Cimarron – A Jornada da Vida” tem no seu elenco os atores: Glenn Ford, Maria Schell, Anne Baxter, Arthur O'Connell, Russ Tamblyn, Mercedes Mccambridge e Vic Morrow. O roteiro é de Arnold Schulman e a produção de Edmund Grainger.

A música original é de Franz Waxman, fotografia de Robert Surtees e direção de Anthony Maan O gênero do filme é Faroeste/Drama

“Cimarron – A Jornada da Vida” é uma produção da Metro Goldwn Mayer de 1960.

Sinopse

Baseado num romance homônimo de Edna Ferber, “Cimarron - Jornada da Vida” é um ótimo faroeste/drama do cinema norte-americano. Realizado pelo cineasta Anthony Mann em 1960, sua trama gira em torno de um homem e uma mulher que decidem participar da corrida por terras no território de Oklahoma, em abril de 1889, e que acabam se separando por verem as coisas de forma diferente. Entre outros assuntos, a história toca em temas como o racismo, o anti-semitismo e o direito indígena a terra.

Quarenta anos da história norte-americana, em um período compreendido entre 1889 e 1929, são vistos através dos olhos de Yancey Cravat, um editor de jornal e o homem da lei de Oklahoma.

Edna Ferber (15 de agosto de 1885 — 16 de abril de 1968) foi uma escritora norte-americana que se dedicou ao romance, conto e dramaturgia. Seus livros se tornaram muito populares e alguns deles foram adaptados para o cinema como “Cimarron”,“O Teatro Flutuante”  e “Assim Caminha a Humanidade”

 No elenco, a grande estrela do filme é a atriz austríaca Maria Schell que é maravilhosa. Merecem ainda destaque os ótimos trabalhos apresentados por Glenn Ford, Anne Baxter e Mercedes McCambridge.

O roteirista Arnold Schulman realizou um bom trabalho com a direção de Anthony Mann. Por outro lado, a trilha sonora de Franz Waxman é perfeita para o faroeste e drama. E tem também uma ótima fotografia, assinada por Robert Surtees.

Anthony Mann é muito lembrado por ter dirigido alguns dos melhores faroestes de todos os tempos. 

Ele tinha muita habilidade e usava para filmar, a técnica de cenas com grandes planos. O uso desta técnica é notável em “Cimarron”. Em sua lista de filmes estão filmes memoráveis como “Um Certo Capitão Lockhart ”, “Winchester 73 “,”O Tirano da Fronteira” e  o magistral “El Cid”, entre outros grandes sucessos do Cinema.

“Cimarron” é uma versão do filme de 1931 que é mais fiel ao romance de Edna Ferber. No entanto, esta versão, que contém uma das melhores performances de Glenn Ford, é mais divertida e possui uma pontuação excelente de Franz Waxman na trilha musical. A versão de 1960 recebe o tratamento completo, com grande orçamento, e o resultado é um grande espetáculo cinematográfico.

Uma das cenas marcantes do filme é a espetacular corrida pelas terras em direção ao futuro Estado de Oklahoma.  A maior parte do orçamento de “Cimarron” foi gasta com centenas de extras, cavalos e carroções, além de veículos de outros tipos que participaram da monumental corrida em busca do sonho de conquistar um pedaço de terra e um futuro promissor. Para as filmagens das cenas da corrida foram necessário uma multidão de 1.000 figurantes, 700 cavalos e 500 carroças. As foram baseadas em um fato real.

Em “Cimarron” Anthony Maan deu um toque diferente á história que tornou o filme um clássico pela sua simplicidade, poesia e grandes interpretações com destaque especial para Glenn Ford e Maria Schel.

 

“Cimarron – A Jornada da Vida” tem no seu elenco os atores: Glenn Ford, Maria Schell,
Anne Baxter, Arthur O'Connell, Russ Tamblyn, Mercedes Mccambridge e Vic Morrow. O roteiro é de Arnold Schulman e a produção de Edmund Grainger.

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78