Por: A Tribuna
30/04/2022
01:00

De autoria de Gilberto Braga, com direção geral de Daniel Filho, “Brilhante” foi uma novela exibida na tela da Globo em 1981, no horário das 20 horas, totalizando 155 capítulos.

A trama tinha como tema central a exploração e o comércio de pedras preciosas. Luiza (Vera Fischer) era designer de uma grande empresa de joias. Durante suas férias, Luiza consegue realizar o seu grande sonho de viajar para a Europa. Em Londres, ela encontrou Vera (Aracy Balabanian), uma antiga amiga do colégio, casada com Oswaldo (José Wilker). Os dois viviam na Suíça, mas estavam em Londres para assistir ao casamento do Príncipe Charles. O casal envolveu Luiza numa série de confusões. Vera confidenciou à amiga que estava preocupada com o estado emocional de Oswaldo. Com a intenção de ajudá-la, Luiza tentou conversar com o amigo, mas ele teve uma crise nervosa e arrancou com o carro em alta velocidade, deixando Luiza sozinha. No dia seguinte ela recebeu a notícia que Oswaldo morreu num acidente de carro. De volta ao Brasil, Luiza reencontrou o marido da amiga, mas ele se apresentou com o nome de Sidney. A partir daí, começou a busca de Luiza em revelar a verdadeira identidade de Sidney.

No Brasil, Luiza se aproximou da família Newman, dona da empresa de joias na qual trabalhava. A matriarca Chica (Fernanda Montenegro) se encantou com Luiza e decidiu aproximá-la do seu filho Inácio (Dennis Carvalho). Chica era casada com Vitor Newman (Mário Lago) e tinha outra filha, Isabel (Renée de Vielmond). Em pouco tempo, Luiza percebe que Inácio era homossexual. Ela decidiu, então, contar para Chica, que fica com muita raiva dela e passa a tratá-la com hostilidade. O problema é que Luiza se apaixonou por Paulo César

Com a morte do patriarca da família Newman, Inácio assumiu a direção da empresa e se casou com Leonor (Renata Sorrah), apenas para se ver livre da pressão da mãe.

Depois de algum tempo, Luíza descobriu que Sidney era mesmo Oswaldo, mas acabou perdoando o amigo, que fora envolvido nas inúmeras confusões de Vera. Nos últimos capítulos, Sidney revelou que era filho de um grande fazendeiro na Bahia, mas que saiu da sua cidade natal porque o seu pai não o reconhecia como filho. Ele descobriu, então, que o pai lhe deixou uma parte da sua fortuna. Sidney termina a história ao lado de Isabel, filha de Chica Newman. Cabe destacar uma das músicas que fez parte da trilha sonora, “Luiza”, composta e interpretada por Tom Jobim.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura