Por: A Tribuna
17/08/2021
14:20

A quinta edição do Festival de Fotografia Amparo em Foco retorna com sua programação a partir de quinta-feira, 19 de agosto. O festival realizou apenas as atividades on-lines no mês de abril, e teve que adiar o restante de sua programação devido a pandemia de Covid- 19 que estava intensa na cidade até as últimas semanas.

Com o aumento do número de pessoas vacinadas e com a diminuição das internações, o Governo do Estado de São Paulo afrouxou ainda mais as medidas de restrição, permitindo a realização das atividades presenciais do Amparo em Foco.

Lançamento

A programação do Amparo em Foco começa no dia 19 de agosto, dia internacional da fotografia, com a realização do lançamento do livro “Intrépidos”, produzido pela Mogiana Produções Culturais. O evento, acontecerá na sede do Cine Foto Clube de Amparo, com início agendado para às 20h. Ainda sob efeitos da pandemia, o evento de lançamento respeitará todas as regras e protocolos da Vigilância Sanitária, e por esse motivo será restrito apenas aos alunos das oficinas e poucos convidados.

O livro “Intrépidos” reúne fotografias feitas por 16 alunos de uma série de oficinas realizadas no distrito de Arcadas, ao longo de 2019, que faziam parte da quarta edição do Festival de Fotografia Amparo em Foco.

Exposições

No sábado, dia 20 de agosto, serão abertas as exposições Contrastes e Humanidades, que ficarão na Praça da Catedral até dia 12 de setembro.

A exposição “Contrastes” reúne imagens selecionadas através de uma convocatória feita para o Amparo em Foco de 2020, que infelizmente foi cancelado devido a pandemia causada pela Covid-19. Por esse motivo a organização do festival optou por apresentar a exposição nesta edição devido a excelente qualidade das fotos enviadas. A ideia da convocatória foi instigar o fotógrafo a exercer um olhar mais reflexivo e crítico acerca das diferenças que constroem a identidade do nosso mundo.

A exposição “Contrastes” reúne imagens selecionadas através de uma convocatória feita para o Amparo em Foco de 2020, mas só será exibida em 2021/Foto: Divulgação

Já a exposição “Humanidade e sua humanidade”, foi feita a partir de uma convocatória aberta para essa edição do festival. Os interessados enviaram fotos com o tema “Esperança”, apresentando imagens pautadas nas experiências vividas e registradas durante os últimos meses de isolamento e distanciamento social, causados pela pandemia. A ideia é mostrar a esperança em um futuro melhor, baseado nos dias atuais.

Oficinas

Para o final de semana, a programação do Amparo em Foco apresenta três oficinas, que serão realizadas para um número reduzido de inscritos, nas dependências da sede do Cine Foto Clube de Amparo. O CFCA fica na Rua Treze de Maio, nº 35, centro, de Amparo e os interessados deverão se inscrever através do e-mail amparoemfoco@gmail.com

A oficina “Elaboração de Roteiros para Curtas Metragens”, ministrada por Caio Araújo, irá apresentar os conceitos básicos de história, direção, montagem e realiza um pequeno curta-metragem, com partes teóricas e práticas. A oficina terá duas aulas. A primeira acontecerá às 14h do dia 21, e a segunda às 9h30 do dia 22.

Na oficina de “Processo Fotográfico de Cianotipia”, os fotógrafos Alex Gimenes e Renan Nakano abordarão os processos da Cianotipia, método de impressão fotográfica com emulsão fotossensível, baseada em sais de ferro, onde reagentes químicos revelam imagens em tons de azuis, após exposição à luz solar. Esta oficina acontecerá no sábado, 21 de agosto, com início agendado às 10h.

Os fotógrafos Alex Gimenes e Renan Nakano voltam no domingo, dia 22, às 10h, para ministrar a oficina “Processo Fotográfico de Colódio Úmido”, onde os participantes terão conhecimento dos principais processos fotográficos, distinguindo-os entre produção e reprodução de imagem, além da demonstração prática em laboratório e o passo a passo para se tomar fotografias com Colódio.

Os fotógrafos Alex Gimenes e Renan Nakano irão ministrar a oficina de Processo Fotográfico de Colódio Úmido/Foto: Divulgação

Para outras informações e mais detalhes os interessados podem acessar as redes sociais do Amparo em Foco ou o site do festival – www.amparoemfoco.com.br.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78