Por: A Tribuna
16/03/2020
10:03

Nesta segunda feira, dia 16 de março, o Projeto Luz & Sombras não exibeo filme “O Homem do Braço de Ouro” cujo grande destaque é Frank Sinatra em uma das suas melhores atuações no Cinema. A exibição deveria acontecer no Auditório da Rádio Cultura FM, na Praça Pádua Salles, Centro de Amparo, às 19h30. O motivo é o coronavírus e agromeração de pessoas em evento, o que não é recomendado em época de pandemia mundial. A reinicio das exibições dos filmes do Projeto Luz & Sombra não tem data para serem retomadas. 

“O Homem do Braço de Ouro” tem no seu elenco: Frank Sinatra, Eleanor Parker, Kim Novak, Arnold Stang, Darren McGavin  e Robert Strauss. O roteiro é de Walter Newman e Lewis Meltze, fotografia de Sam Leavitt, direção de arte de Darrell Silvera e música de Elmer Bernstein.

A direção do filme é de Otto Preminger. O filme é uma produção da RKO Pictures de 1955. Distribuição Continental Home Video. Original em preto e branco.

Sinopse

 “O Homem do Braço de Ouro” é a história de Frankie Machine (Frank Sinatra), um homem com um braço de ouro para o jogo de baralho, um dotado desses jogos onde se misturam ao acaso sorte e malícia.

Depois de ter saído da prisão, Frankie quer deixar para trás a vida de jogo e se dedicar à sua verdadeira paixão: tocar bateria. Em sua tentativa de entrar no mundo das big band de jazz, mas dois fatores o atrapalham, sua mulher, um ser possessivo e prostrada numa cadeira de rodas, e a dependência das drogas, a heroína.

Ele é consumido pelo vício e a única pessoa que pode tirá-lo do inferno das drogas é a bela Molly (Kim Novak) .

Baseado no livro de Nelson Algren, "O Homem do Braço de Ouro" é um intenso e dramático estudo sobre o vício da heroína.

Produzido e dirigido pelo cineasta Otto Preminger, o que fez com maestria, o filme parte de um excelente roteiro e conta com uma magnífica e original trilha sonora.  Aliás, ao se falar em "O Homem do Braço de Ouro", normalmente se faz associação à inovadora trilha sonora de Elmer Bernstein, utilizando o jazz como ritmo.

A música é quase a estrela principal deste filme, frenético, temperamental, pungente. A pontuação de Elmer Bernstein acentua perfeitamente as tensões da fraqueza espiritual de Frankie Machine e as suas necessidades, seus medos e debilidades.

No elenco, o grande destaque é Frank Sinatra, com uma excelente atuação.  A ele, somam-se Eleanor Parker e Kim Novak, com atuações acima da média.  Sinatra e Novak demonstraram ter uma forte química atuando juntos.

Cheio de angústia, Frank Sinatra, em um de seus melhores papéis, cria uma vulnerabilidade que o torna simpático ao espectador. Ele transmite seu desamparo e ineficácia em uma performance lindamente contida. Como uma voz de senso comum na selva urbana sem saída, Kim Novak como Molly, a amante de Frankie é excelente. Ela é compassiva e ainda permanece em terreno sólido. A interação entre Sinatra e Novak é realmente boa. Darren McGavin interpreta um personagem viscoso, como um traficante de drogas e faz isso muito bem. Eleanor Parker é soberbamente irritante e dolorosamente insegura em seu papel de patética Zosch, a esposa aleijada de Sinatra. Arnold Stang é outro sobrevivente improvável da rua. Considerado lamentável e desprezível, seu personagem Sparrow proporciona momentos cômicos.

Frank Sinatra conseguiu uma indicação ao Oscar para Melhor Ator por este filme, mas perdeu para Ernest Borgnine em “Marty”, outra grande joia da tela.

“O Homem do Braço de Ouro” foi um dos primeiros filmes a ter como tema principal (e, em alguns aspectos, a mensagem) a tragédia do vício em heroína. Um filme ousado para 1955.

É interessante ver como o cineasta Otto Preminger lidou com o assunto do abuso de drogas, em oposição às tentativas modernas em filmes como “Eu Cristiane F...Drogada e Prostituída” , “Réquiem para Um Sonho” e “Trainspotting”.

Em 1955, apenas mencionar a palavra "drogas" causou polêmica; então, ele manteve o assunto em um nível muito discreto. Há apenas uma cena em que Frankie está realmente injetando heroína em seu braço, e a cena é mostrada em um close da reação de seu rosto, em vez de mostrar a agulha graficamente cutucando suas veias. Mas ele transmitiu sua mensagem sem fazê-la se sentir diluída. Em um drama poderoso como esse, com performances e orientações poderosas como essa, não precisa de retratos gráficos de abuso de drogas para manter o público intrigado.

“O Homem do Braço de Ouro” recebeu três indicações ao Oscar: Melhor Ator (Frankie Sinatra), melhor Direção de Arte (Darrell Silvera) e Melhor Trilha Sonora ( Elmer Bernstein)

O diretor Otto Preminger fez uma tentativa valiosa de injetar algum sentimento real nessa adaptação do romance de Nelson Algren e conseguiu fazer um dos melhores filmes da década de 1950.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78