Por: A Tribuna
18/12/2019
10:12

Um projeto pioneiro, com aulas ministradas pelo professor Ivanildo Perciani, proporcionou a alunos do primeiro ano de Serra Negra a oportunidade de participarem do 1º Campeonato de Xadrez das Escolas Municipais.

Depois de treinarem durante o ano, 32 alunos fizeram uma competição no dia 16 de dezembro, organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Serra Negra. De acordo com as coordenadoras pedagógicas da Secretaria, Adriana Camargo, Daniela Andreatti e Glaucia Felipe, os jogadores foram selecionados depois de se classificarem como os três melhores em competições internas nas escolas. “É um projeto pioneiro que foi muito bem avaliado pelos pais dos alunos e que tem tudo para ser realizado pela Secretaria no ano que vem”, afirmam as coordenadoras.

Elas explicam que 180 crianças participaram na primeira etapa, disputando 450 partidas que definiram os 32 classificados para a fase final. Após as partidas finais, os vencedores foram:   Campeã: Manuella Santos Zuanazzi (EMEB Doutor Geraldo Faria Lima Pinheiro), Vice-campeão: Enzo Souza Fernandes (EMEB Maestro Fioravanti Lugli) e Terceiros lugares:

Sofia Buzeto de Oliveira (EMEB Professora Alzira Silveira Palma e Silva) Alejandro Gabriel Ramalho Bispo (EMEB Professora Maria de Lourdes P. Taborda).

Convite

O professor Ivanildo conta que ao receber o convite, aceitou o desafio da Secretaria Municipal de Educação em  iniciar o projeto de xadrez. “Já tenho experiência com essa faixa etária e essa modalidade, então sabia que os resultados seriam positivos. De início, os alunos encararam com uma atividade recreativa e esportiva. Com o tempo, perceberam que tinham que concentrar mais, seguir regras, respeitar ao adversário e focar no xadrez”, orgulha-se ele, que apontou a questão de perder como um grande aprendizado. “Eles trabalham o próprio fracasso, porque decidiram por uma jogada que não deu certo”.

Cada aluno classificado recebeu uma medalha. Os vencedores troféus e todos os 180 alunos participantes Certificados de Conclusão do Curso de Xadrez.  “Os pais ficaram entusiasmados. Alguns me disseram que não sabiam que o filho tinha tanto jeito para o xadrez e que já pediram tabuleiros de presente”, comenta o professor.

A informação foi confirmada pela mãe da aluna campeã, Manuella Santos, da EME B Dr. Geraldo de Faria Lemos Pinheiro. “É um projeto de grande valia realizado pela Secretaria de Educação, onde eu, como mãe, tive minhas expectativas superadas”, declarou Vanessa Pereira dos Santos. Ela também elogiou o professor Ivanildo, “que fez um belo trabalho com nossas crianças. O xadrez era um esporte que minha filha e nossa família não tinham conhecimento e, agora, ela vai levar para a vida toda”.

Vanessa ressaltou ainda a organização da etapa final do Campeonato. “O encerramento foi realizado de forma muito organizada, onde as próprias crianças disputaram com muito respeito, disciplina e paciência. É um projeto maravilhoso!”

O projeto ‘Xadrez Escolar’ teve início em abril, com aulas de semanais, no contraturno das escolas e no Mercado Cultural (para as escolas de meio período). 

 

Depois de treinarem durante o ano, 32 alunos fizeram uma competição no dia 16 de dezembro/Foto: Divulgação

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78