Por: A Tribuna
18/09/2019
06:00

Na sexta-feira, 30 de agosto, os secretários municipais de Serra Negra Wanderlei Lona de Moraes (Chefe de Gabinete), Jorge Ioriatti (Obras e Infraestrutura) e Divaldo de Santi (Serviços Municipais) e suas respectivas equipes compareceram numa residência na Rua 26 de outubro, no Jardim Serrano, para realizar estudos de como proceder uma intervenção na área para conter as águas pluviais que descem do Loteamento Madrid Residence Park, atravessam a Mata dos Froes e invadem com toda força o terreno do imóvel, descendo até as ruas do Centro e resultando nas inundações.

As equipes foram recepcionadas pelos proprietários do imóvel, que vieram de São Paulo para o encontro, não somente preocupados com as avarias causadas no imóvel pela força das águas, como o desgaste do solo, mas solícitos em auxiliar o Poder Público a ter uma alternativa, que se não solucionará os problemas, estancará uma parte. Em julho último eles tiveram uma reunião com o Prefeito em seu gabinete para conversar a respeito da situação.

O imóvel contém inclusive uma bacia de contenção, mas além da limpeza de toda a área, já iniciada por funcionários da Secretaria Municipal de Serviços nesta quarta-feira, 4, são necessárias novas tubulações para auxiliar no escoamento da água. As intervenções na área serão feitas com recursos da Prefeitura.

“Nós como gestores públicos temos que antever os problemas e nossa Administração tem procurado empreender todos os esforços no sentido de o quanto antes podermos ter iniciadas novas ações de acordo com as limitações orçamentárias que temos, mas para que haja uma solução definitiva é preciso um apoio do estado”, reiterou o prefeito Sidney Ferraresso (DEM).

O atual governo estadual, desde que João Doria (PSDB) assumiu em janeiro deste ano, tem procurado ouvir as demandas de Serra Negra, principalmente devido à proximidade do deputado estadual Edmir Chedid (DEM) com o Vice-Governador Rodrigo Garcia (DEM), do mesmo partido do Prefeito e do Vice.

No dia 28 de maio, engenheiros do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) foram recepcionados pelo Prefeito, Vice, secretários municipais e técnicos do Executivo para discutir projetos de combate às enchentes, em reunião agendada a pedido do deputado estadual Edmir Chedid (DEM) ao Secretário Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcos Penido. Até então, nenhuma reunião entre o Executivo local e o órgão gestor dos recursos hídricos do estado havia acontecido.

Após a reunião, os integrantes do DAEE foram acompanhados por engenheiros do Executivo Municipal percorreram trechos dos cursos da água e nascentes do centro urbano.

Segundo o DAEE, para apurar a ordem de grandeza das intervenções necessárias para o efetivo controle de cheias na região central do município, no momento está sendo desenvolvido um levantamento de todas as sub-bacias do Ribeirão Serra Negra (já visitadas e fotografadas naquele dia), com o objetivo de definir os pontos notáveis, bem como o estudo hidrológico a fim de definir as vazões de pico e os volumes correspondentes, para posterior análise em relação às áreas inicialmente indicadas pela Prefeitura para implantação de reservatórios de amortecimento de cheias.

Em 3 de julho último, foi realizada no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo de SP) uma reunião do Prefeito Sidney Ferraresso com o Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido e o Deputado Estadual Edmir Chedid, que intermediou o encontro.

Entre as reivindicações estiveram a agilização dos projetos do DAEE para as enchentes.

O problema das enchentes é crônico há mais de 30 anos e desde 2017, quando assumiu a Administração, o Prefeito tem tentado junto ao governo do estado a obtenção de recursos e procurado regulamentar a aprovação de novos loteamentos, que podem impactar a impermeabilização do solo.

“A população pode ter certeza que estamos fazendo de tudo para resolver esse problema. Existe uma complexidade muito grande em termos de estudos e recursos, mas esperamos conseguir dar um início para essa solução nos próximos meses”, finalizou o Prefeito.

 

  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78