Por: A Tribuna
03/12/2019
11:12

No último domingo, 1º de dezembro, uma forte chuva, de aproximadamente 20 minutos, que caiu sobre a cidade de Pedreira, foi o suficiente para fazer com que um trecho do Rio Jaguari, que fica próximo a obra da construção da barragem da cidade, realizada sob os cuidados do Departamento de Águas e Esgoto (DAEE), trasbordasse e alagasse uma estrada vicinal provisória, que liga Pedreira ao distrito de Souzas.

Segundo a Defesa Civil de Pedreira a estrada foi construída para circulação de maquinário e para manter a ligação entre as cidades de Pedreira e Campinas. Foram instaladas manilhas para manter a vazão da água do rio, porem o sistema de drenagem não aguentou a pressão das águas, inundando a estrada. A água chegou a ficar 50 centímetros acima do nível do rio. A estrada ficou interditada das 7h às 19h, e na segunda-feira, 2 de dezembro, a empresa responsável já tinha feito os reparos e liberado a estrada.

Segundo integrantes do Movimento Barragem NÃO, os engenheiros do DAEE, responsáveis pela obra só chegaram ao local bem depois do ocorrido. Um morador de Pedreira, que pediu para não ser identificado questionou mais uma vez a capacidade da empresa em construir essa barragem. “Com a chuva de ontem, essas manilhas não deram conta de tanta água em pouco tempo. Se a empresa contratada pelo DAEE para fazer a barragem, não conseguiu projetar uma simples estrada, será que essa estrutura de 52 metros de altura, para represar 32 milhões de metros cúbicos, feita de terra socada, acima da cidade, será capaz de resistir a uma temporada de chuvas fortes”? O mesmo morador ainda lembrou que até agora não foi apresentado o Plano de Ação Emergencial, que de acordo com o diretor técnico seria entregue no final de abril de 2019.

 

Confira mais fotos do ocorrido no último domingo 

 

 

 

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78