Por: Marcelo Henrique
09/12/2019
10:00

Passei anos de minha vida falando e escrevendo que o Cristo Redentor de minha cidade, Amparo, era o “segundo maior do Brasil”, perdendo, apenas, para o famoso Cristo do Rio de Janeiro, no Corcovado. O Cristo de Amparo era, talvez, o segundo maior do Brasil na época de sua inauguração, em 1966, medindo 12 metros de altura, mais a base de 5,2 metros, totalizando (estátua e base) 17,2 metros. Portanto, o Cristo Redentor de Amparo mede 12 metros de altura, excetuando-se, por óbvio, a base. Atualmente, o fato de o Cristo de Amparo ser o “segundo maior do Brasil” já não é uma verdade histórica ou jornalística, o mesmo valendo para o Cristo de Pouso Alegre/MG, que, em 2009, seria o segundo maior do país.

Pelo que pesquisei, a própria estátua localizada no Corcovado, pasme o leitor, deixou de ser o maior Cristo do Brasil. O Cristo do Corcovado mede 30 metros de altura, o que, somado à base (oito metros), totaliza 38 metros – medida registrada em várias fontes e documentos. Ocorre que o Cristo Redentor de Barra Velha, em Santa Catarina, mede 40 metros, superando, portanto, o famoso Cristo do Rio. Aliás, Barra Velha, superando-se em exageros literalmente monumentais, possui, também, uma réplica da Estátua da Liberdade, instalada em frente a uma das filiais da Havan, medindo absurdos 56 metros de altura, sendo, portanto, o maior monumento do país. Mas deixemos a réplica da Estátua da Liberdade e voltemos ao Cristo, assunto deste artigo...

Assim, o maior Cristo Redentor do Brasil é o de Barra Velha/SC; o famoso Cristo do Corcovado, no Rio, fica, agora, em terceiro lugar, pois em segundo lugar está o Cristo de Elói Mendes/MG, com 39 metros.

Em quarto lugar, absolutamente empatados, estão os “Cristos” de dois municípios brasileiros: Pouso Alegre/MG (33 metros) e Balneário de Camboriú/SC (o “Cristo Luz”, com 33 metros).

Em quinto lugar, aparece o Cristo Redentor de Poços de Caldas/MG (30 metros – 14m de pedestal e 16m de estátua), seguido, em sexto lugar, pelo Cristo Redentor de Taubaté/SP (23 metros).

Amparo empata com Águas de Lindóia/SP e com Corumbá/MS (Cristo Rei do Pantanal) no sétimo lugar. Explico. O Cristo Redentor de Águas de Lindóia possui 18m, sendo 6m de pedestal e 12m de estátua, empatando, se se considerar apenas o tamanho da estátua, com o Cristo Redentor de Amparo, que, conforme já referi acima, mede 12m (estátua) mais a base de 5,2 metros, totalizando (estátua e base) 17,2 metros, ou seja, somente a base da estátua de Amparo é um pouco menor, mas as estátuas dos três municípios brasileiros têm exatamente a mesma altura.

Apenas para não me alongar, pois o assunto é vasto e a pesquisa também, registro que o maior Cristo Redentor do mundo está localizado em Wiebodzin, na Polônia, com 52 metros (o monumento inteiro), sendo 33 metros apenas de escultura. O segundo maior Cristo do mundo fica na cidade de Cochabamba, na Bolívia, com 40 metros.

 

 

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78