Dados da direção de A Tribuna mostram que, somente em 2019, foram distribuídos 177.029 jornais em Amparo e região. Deste total, 112.228 exemplares foram vendidos em bancas, supermercados, restaurantes, mercearias, padarias e bares da região. Já para os assinantes, foram entregues 64.801 exemplares. No ano passado, foram produzidas 50 edições.
Com relação ao jornal, foram impressas no ano passado 1.059 páginas. Deste total, 342 foram em cores e 716 em preto e branco. “Certamente os números do jornal impresso hoje são inferiores a períodos anteriores; isso se deve, principalmente, ao avanço da tecnologia e internet, que facilitou o acesso à informação”, disse o jornalista de A Tribuna, Paulo Domingues, sobre os números do jornal impresso.
Por outro lado, a direção de A Tribuna já investe no seu site e os números são muitos expressivos. Em outubro de 2019, o site www.at.com.br foi reformulado. O objetivo foi fazer com que os internautas tivessem facilidade no acesso às notícias do jornal. Desde outubro, os resultados são expressivos. Somente no último dia 18 de dezembro (2019), 20.952 pessoas acessaram o site de A Tribuna. Em 7 de janeiro, apurou-se que a média mensal chega a 3 mil pessoas.
A maioria dos acessos às páginas de A Tribuna é feita por celulares (85,4); em segundo lugar, está o acesso por computadores (13,6%) e em terceiro, através de tablets (1,1%).
Os números da página mostram que 90,99% das pessoas que visitam as páginas de A Tribuna são do Brasil. Em segundo lugar, aparece a França, com 6,55%, seguida dos Estados Unidos (1,59%) e Portugal (0,14%).
Entre as cidades, os internautas de Amparo são os que mais consultam o site, com um total de 25,42%. Na segunda colocação, aparece a cidade de Tatuí, com 19,12%, seguida de São Paulo, com 15,94%, Campinas (9,33%), Paris (França) com 6,65%, Pedreira, 2,98, Serra Negra, 1,09, e Monte Alegre do Sul com 0,71%.
“Hoje, o jornal impresso tem que caminhar lado a lado com a tecnologia e a internet. Isso já acontece com os grandes jornais do exterior e também no Brasil”, disse o jornalista Paulo Domingues. “Erra quem diz que a criação de um site atrapalha a venda do jornal impresso. Os números mostram que, com a melhoria do site, as vendas do jornal impresso também cresceram”, completou.
Entre os planos para o jornal na comemoração dos 30 anos, estão uma reformulação gráfica do jornal impresso, que deve ocorrer em fevereiro, quando o jornal chegará à edição de número 1.500 e mais trabalhos com vídeos que poderão ser vistos no site.
Números
Jornal impresso Total
Páginas produzidas em 2019 1.058
Páginas coloridas produzidas em 2019 342
Páginas preto e branco produzidas em 2019 716
Total de jornais distribuídos em 2019 177.029
Total de jornais vendidos em 2019 112.228
Total de jornais entregues para assinantes 64.801
Números
Jornal on-line site www.at.com.br
Número de acesso mensal no último dia 7 17.831
Número de acessos diários no último dia 7 1.738
Meios para acessar o site
Celular 85,4%
Computador 13,6%
Tablet 1,1%
Principais países de origem que acessam o site
Brasil 90,99%
França 6,55%
Estados Unidos 1,59%
Portugal 0,14%
Principais cidades de origem que acessam o site
Amparo 25,42%
Tatuí 19,12%
São Paulo 15,94%
Campinas 9,33%
Paris 6,65%
Pedreira 2,98%
Serra Negra 1,09%
Monte Alegre do Sul 0,71%
Twittar | Compartilhar |