Por: A Tribuna
15/10/2019
16:10

Comemorado em 15 de outubro, o Dia do Professor é a data que representa um trabalho desempenhado por 190 mil profissionais, número de professores que fazem parte da rede estadual de São Paulo atualmente.

“Aprendi a acreditar na transformação que a educação pode causar no ser humano a partir da transformação que eu sofri [quando era aluna”, conta Rosani Andrade, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Anísio José Moreira, em Mirassol.

Profissionais a exemplo de Rosani Andrade participam da formação diária de 3,7 milhões de alunos, distribuídos entre os ensinos fundamental, médio e também no infantil.

“A cada investimento que nós fazemos em uma criança nesta idade [entre 0 a 5 anos], ele retorna em até sete vezes em toda a sua vida. E nisso São Paulo tem avançado. Um dos grandes compromissos que nós temos é entregar creches em todo o Estado e apoiar os municípios”, afirmou o Secretário da Educação Rossieli Soares, durante a entrega da Creche Escola em Trabiju, na região de Araraquara. Trata-se da 370ª unidade entregue desde 2011, ano da implantação do Programa Programa Creche Escola.

Diante de uma rede de ensino tão grande, formada por milhares de pessoas e que atendem milhões de pessoas, a Secretaria da Educação destaca mais algumas curiosidades a respeito do quadro profissional em atividade no Estado.

1. Gênero: do total de professores atuando nas salas de aula, 72% é do sexo feminino e 28% são homens;

2. Atuação: o maior grupo, composto por 51.589 profissionais, concentra aulas dos anos finais do Ensino Fundamental mais o Ensino Médio;

3. Idade: em média, as mulheres têm 46 anos de idade, e os homens têm 45;

4. Mais velhos: os docentes mais velhos dando aulas atualmente têm 73 anos ou mais;

5. Mais novos: já o docente mais jovem tem 23 anos;

6. Experiência: a professora com mais tempo em sala de aula na rede estadual tem 70 anos e leciona há 41 anos. Ela atua na capital e dá aulas de Educação Física;

7. Inclusão: São Paulo tem 355 professores com algum tipo de deficiência física;

8. Mais inclusão: outros 163 docentes têm deficiência visual;

9. Reinserção: do total de professores, 954 atuam em unidades da Fundação Casa;

10. Mais reinserção: há outros 1.102 docentes ensinando adultos dentro do programa de educação nas prisões.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura