Por: A Tribuna
17/12/2019
14:12

Entre os dias 9 e 12 de dezembro aconteceu em Barra do Piraí (RJ), uma das etapas da 26ª Mostra Brasileira de Foguetes. O evento reuniu equipes de jovens estudantes de todas as regiões do país e contou com a participação de um grupo do Colégio Villa Lobos Amparo, pela primeira vez.

Depois dos bons resultados da primeira fase, duas equipes destaques do Colégio foram convidadas para compartilhar suas experiências com outros alunos do ensino fundamental e coube aos alunos Marco Antônio Bridi Dei Santi (8°Ano) e Rodrigo Geremias Martins (9°Ano), o privilégio de se prepararem para o lançamento dos seus foguetes em terras cariocas.

Foram meses de preparação dos nossos estudantes, sob a orientação dos professores, e com a imprescindível colaboração do responsável pelo laboratório de ciências do colégio, o Sr. Abraão Borges de Menezes. Segundo o Professor Dimitrius, orientador da equipe, a atividade envolveu aproximadamente vinte grupos de alunos do fundamental e médio, que inicialmente montaram seus foguetes e se reuniram para realizar os testes de vôo da fase local. A atividade, feita no primeiro semestre, envolveu estudo e o uso de habilidades práticas que colocam os jovens em contato com as dificuldades de se fazer ciência de verdade. Eles precisaram resolver problemas reais sobre a construção de um objeto que voa sob ação das Leis da Natureza, sob o efeito do arrasto do ar e sobre a relação entre o peso do foguete, seu centro de massa e seu centro de empuxo. Depois disso, no dia dos lançamentos feitos no terreno barrento ao lado da sede do Villa Lobos, meninos e meninas se reuniram usando uma base especialmente preparada pelo Abraão, e vibraram ao verem seus projetos voarem muito longe (ou nem tanto!) sob os olhares encantados do Professor Borim.

Convite

Dessa etapa surgiu o convite para os grupos que lançaram seus bólidos a mais de cem metros, em duas categorias: foguetes propelidos com água e ar comprimido, ou impulsionados com uma mistura de ácido acético (vinagre) e bicarbonato de sódio. Dentre tantos bons resultados, a equipe do Digão e do Marco fez dois excelentes lançamentos acima do limite exigido, enviando o foguete a 165 m de distância!

Como conta o professor, a partir dos resultados obtidos e do convite recebido, começou uma segunda fase de preparação. Os meninos classificados se envolveram no aprimoramento do foguete, na montagem de uma nova base de lançamentos, na resolução de problemas de segurança e abortagem do disparo, entre outros aspectos que também seriam avaliados no encontro da Mostra Nacional de Foguetes. E como prêmio para todo esse empenho, chegou a incrível semana de conhecimentos vivenciada em terras fluminenses. O encontro de jovens notáveis contou com toda a estrutura de hospedagem de um hotel fazenda, lindos espaços perto da natureza, um restaurante delicioso, sala de jogos, espaços para esportes, piscina e tudo em meio às montanhas. Foi tudo muito intenso! No evento, os alunos participaram de oficinas de montagem de foguetes a combustível sólido, visitaram um planetário virtual, receberam a formação de palestrantes especializados na temática espacial, nas questões de segurança, no resgate de foguetes por paraquedas, e na área do financiamento à pesquisa no Brasil - estava presente o representante direto do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ivo Leite, que falou em nome do Astronauta e Ministro Marcos Pontes. Além das palestras, os estudantes ainda lançaram seus foguetes numa raia com um quilômetro de extensão, devidamente demarcada e zoneada para sua total segurança; os jovens ainda receberam apoio de instrutores, equipes de segurança da polícia, e o suporte de uma equipe médica com ambulância.

“E nossos meninos fizeram bonito! No evento, que não é encarado como competição, mas como uma troca de experiências, os jovens Marco e Rodrigo "conquistaram" medalha de ouro, e colocaram o nome do Colégio Villa Lobos entre as melhores escolas do país. Parabéns meninos, parabéns professores, e que venham novos voos, ainda mais promissores, no ano que vem!”, diz nota divulgada pela direção da escola

Informações extras

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é a parte expermental da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA); (2) O Colégio Villa Lobos já participou também da Jornada Especial, evento que anualmente convida estudantes que se destacam na parte teórica da OBA; (3) No próximo ano o Colégio planeja oferecer aos alunos uma Oficina de Foguetes; maiores informações estarão disponíveis no início do próximo ano letivo.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78