Por: A Tribuna
28/01/2020
15:00

A CPFL Paulista deu continuidade em 2019 ao seu trabalho de combate às fraudes e furtos de energia elétrica, práticas criminosas que prejudicam todos os consumidores. Somente na região de Campinas, a distribuidora encontrou 6,2 mil ocorrências de irregularidades no ano passado. Na cidade de Amparo foram registrados 36 casos o que colocou o município na quinta colocação na região.  Nas ações para coibir os delitos, a empresa conseguiu recuperar quase 34,6 mil megawatts-hora (MWh) com a regularização de ligações feitas de forma ilegal, o suficiente para abastecer 19,2 mil residências durante um ano inteiro.

Para a identificação das infrações, a companhia realizou 60,2 mil inspeções no sistema. Além disso, o grupo faz regularmente a blindagem de rede e, quando encontra indícios de fraude, passa a organizar medições periódicas de padrões de consumo do local flagrado, de forma a evitar a reincidência de furtos. Essas tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes e intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos.

Entre as cinco maiores cidades da região, Campinas foi a que registrou o maior número de fraudes identificadas, alcançando a marca de 5.888 ocorrências em 2019. Em segundo lugar ficou Valinhos com 73 irregularidades e, na sequência, Itatiba, Itapira e Amparo (mais detalhes na tabela abaixo).

4,6 milhões de clientes

Em toda a sua área de atuação, a empresa, que atende 4,6 milhões de clientes em 234 cidades do interior de São Paulo, executou mais de 256 mil inspeções em 2019. Durante as operações, foram encontradas 22,3 mil ocorrências de fraudes e furtos, das quais foi possível recuperar 132,7 mil MWh de energia. O volume é equivalente ao consumo de um município com 73 mil consumidores residenciais.

“A CPFL Paulista realizou importantes ações de combate às fraudes e furtos em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais, que têm auxiliado significativamente o trabalho. A empresa também adotou novas tecnologias, com mais inteligência, em seus processos de monitoramento e análise”, afirma Roberto Sartori, presidente da distribuidora.

É crime

Crime. Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.

Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, podendo provocar graves acidentes com os fraudadores e com as pessoas que residem no local da fraude.

Clientes da CPFL Paulista podem contribuir para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br?.

O auxílio dos moradores tem sido fundamental para coibir o crime nas regiões. Para se ter uma ideia, as distribuidoras da CPFL Energia receberam, em 2019, mais de 96 mil contatos de consumidores relatando alguma irregularidade na rede, sendo que uma denúncia em cada quatro acabam sendo confirmadas pela companhia em suas inspeções. No Grupo CPFL, ao longo do ano foram realizadas ações de investigação, que geraram 235 prisões durante operativos policiais de combate ao furto de energia. Por causa do auxílio da população, foi possível recuperar 21,2 mil MWh de energia furtada, o suficiente para abastecer 20 mil casas no período de um ano.

 

CIDADE

Inspeções

Fraudes e Furtos

Energia Recuperada (MWh)

Campinas

51.073

5.888

30.178

Valinhos

1.887

73

816

Itatiba

1.839

67

941

Itapira

1.285

55

550

Amparo

1.560

36

674

 

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78