Por: A Tribuna
22/10/2019
18:10

Foi realizado no último sábado, 19 de outubro, no Centro de Convenções do Circuito das Águas Paulista, em Serra Negra, o 1º Encontro de Prevenção do Amor Exigente no município. O evento reuniu famílias, agentes de Saúde e educadores, além de autoridades como o Prefeito Sidney Ferraresso (DEM) e Secretária de Saúde Teresa Cristina César Fernandes e dirigentes da Federação Amor Exigente (FEAE), como Miguel Tortorelli, presidente nacional. Por meio de palestras foram direcionadas a pais, avós e professores reflexões de comportamentos e ponderações sobre mudanças que podem ajudar na formação de caráter de filhos, netos e alunos.

O tema central foi “Encontro com o amanhã” e teve as seguintes palestras:

- POR QUE FAZER A PREVENÇÃO? (Rodrigo Monteiro, médico e 2º vice-presidente da FEAE; e Bernadete Maciel, coordenadora geral de prevenção da FEAE)

- A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E LEVANTAMENTO DE DADOS NA PREVENÇÃO (Dr. João Paulo Becker Lotufo, médico pediatra, assessora de direção do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo – USP)

- A ERA DIGITAL – Benefícios e Riscos (Dra. Cineiva Campoli Paulino Tono, Doutora em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestre em Educação)

- PREVENÇÃO DO AMOR EXIGENTE (Bernadete Maciel e Maria Izabel Massoni, Equipe Nacional de Prevenção da FEAE)

- ESPIRITUALIDADE NA PREVENÇÃO (Luiz Fernando Cauduro – Diretor de Grupos da FEAE)

Além das palestras, houve também depoimentos de projetos bem sucedidos do Amor Exigente em outros municípios, como Araraquara e Sumaré.

O coordenador regional do Amor Exigente Fábio Magalhães ressaltou que a iniciativa promoveu retorno à educação, saúde, prevenção e economia do município.

“Foi um evento fantástico, com participação de cerca de 400 inscritos, de 86 cidades, e que inclusive trouxe retorno para a cidade, uma vez que todos foram almoçar nos restaurantes no dia do evento, o comércio ficou aquecido e também a rede hoteleira, pois muitos aproveitaram para ficar de sexta a domingo na cidade. Só temos a agradecer a todos os palestrantes e inscritos e à Prefeitura, que gentilmente nos cedeu o Centro de Convenções, além de oferecer um café da manhã, sem contar o apoio por intermédio da Ashores [Associação dos Hotéis Restaurantes e Similares], que pagou despesa de viagem e hotel de um palestrante”.

“Parabéns aos senhores que vieram aqui hoje e obrigado ao Amor Exigente por organizar esse encontro. Sabemos que hoje em dia o mundo possibilita muitas facilidades, mas infelizmente isso vale também para o lado negativo, como os vícios. Sejam quais forem é sempre um sofrimento para a família. Portanto é fundamental a prevenção”, acrescentou o Prefeito.

“Nós ficamos muito felizes com a possibilidade de Serra Negra ter o Primeiro Encontro de Prevenção do Amor Exigente. Sabemos que a prevenção é a única forma de diminuirmos efetivamente o uso e abuso de drogas. Por isso, toda ação nesse sentido nós apoiamos totalmente”, reforçou a Secretária de Saúde.

Programa Pé no Chão

Por meio do programa “Pé no chão”, o Amor Exigente, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Serra Negra, atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos nas unidades de saúde, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Congresso Internacional

Serra Negra será sede do 15º Congresso Nacional e 7º Internacional de Amor-Exigente, a se realizar de 5 a 8 de agosto de 2021, no Centro de Convenções. O encontro promovido pela FEAE é bienal. São esperados de 2.000 a 2.500 participantes, entre voluntários, familiares e convidados, que terão a oportunidade de conhecer os caminhos de como lidar com seus desafios, visando à melhor qualidade de vida que todos almejam.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura