Por: A Tribuna
29/04/2020
21:04

Como avanço do coronavírus no Brasil, é fundamental reforçar um hábito básico de higiene: lavar frequentemente as mãos com água e sabão. Mas quando não for possível, o álcool gel é, sim, um produto que substituir essa higienização. Mas sendo um produto adequado para esses cuidados, é preciso usar da forma correta. Isso é o que nos explica a médica pneumologista da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Patrícia Canto Ribeiro.

“Só substitui água e sabão quando as mãos estão visivelmente limpas. Quando estiverem sujas, ou você viu que estão mais escuras, sujou ou pegou algo que realmente sujou a mão, nesse caso o álcool em gel não substitui a água e sabão. Você tem que ter cuidado, ao comprar o álcool em gel, com a questão da validade, com a forma como você vai guardar. Não deixe seu álcool em gel exposto a luz solar ou destampado, pois isso pode ter alterações na composição do álcool. Para fazer efeito, vocês tem que utilizar nas mãos e fazer os mesmo movimentos que você faz para lavar as mãos com água e sabão”. 

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, entre outros. Por isso, não abra mão da distância mínima de dois metros entre você e as outras pessoas nos estabelecimentos comerciais, além do uso de máscara. Lave bem as mãos e faça uso do álcool em gel depois de manusear objetos e equipamentos.

A melhor forma de evitar o coronavírus é se protegendo. Se você tem dúvida se está com coronavírus, basta ligar para 136 ou acessar no chat pelo site saude.gov.br/coronavírus. 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78