Por: A Tribuna
12/02/2020
15:02

A edição de janeiro de 2020 do Jornal do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (nº 162) traz uma reportagem com a abordagem “Municípios paulistas se destacam por políticas públicas de saúde bucal”.

No texto, o município de Serra Negra é citado quanto ao Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. Em 2019, a cidade ficou em segundo lugar na Categoria de 20 a 50 mil habitantes. Nas palavras do vice-prefeito, Rodrigo Magaldi, - que esteve em novembro do ano passado na sede do CROSP para receber a premiação pelo segundo lugar no estado - é preciso lembrar que Serra Negra já vem conquistando excelentes resultados nos últimos anos. “Em 2018, ficamos em primeiro lugar no Estado e 10º no país, nesta mesma categoria. Isso significa que temos mantido a qualidade na implantação e efetivação das políticas públicas de Saúde Bucal”, declarou.

Na edição de março de 2019 da revista, o município já havia sido citado na reportagem ‘Saúde Bucal no SUS’, que dizia que Serra Negra vem colocando a odontologia pública em patamar privilegiado, assegurando a integralidade da atenção à saúde e tornando concreto o direito à saúde da boca, cumprindo o desafio de retomar o rumo histórico da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), sobretudo a partir de sua base local.

“Oferecer qualidade de vida para nossos munícipes é o princípio de nossa Administração, tanto que a Educação e a Saúde apresentam excelentes índices. Nesse rol, a odontologia aparece como destaque graças à dedicação de todos os profissionais dessa área, aos quais cumprimento”, comemorou o prefeito de Serra Negra, Sidney Ferraresso.

Estrutura

Outras conquistas para a Odontologia também foram obtidas nos últimos anos, como o aumento de 90% na cobertura da rede odontológica; contratação de cirurgiões dentistas e auxiliares em saúde bucal; implantação do Programa Saúde na Escola, com dentistas cuidando de nossas crianças em todas as escolas; capacitação dos profissionais pela Unicamp/Mário Gatti e instalação de aparelhos de Raio X em todas as Unidades de Saúde.

A equipe da odontologia no município, que atende nas unidades de saúde, conta com 13 profissionais, coordenados pela dentista, Lina Tokura Mazur, com supervisão da secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Fernandes.

O Prêmio

Foi instituído em 2005, e é dividido em etapas regionais, das quais cidades paulistas sempre figuram entre os destaques. Todos os anos, em geral no primeiro semestre, o CFO anuncia a abertura das inscrições, por meio dos Conselhos Regionais e depois as Prefeituras enviam a documentação para concorrer.

A escolha das cidades vencedoras é definida de acordo com critérios como financiamento em saúde, controle social, assistência odontológica básica, remuneração, educação permanente, entre outros. Serra Negra ficou em primeiro lugar no estado de SP no grupo dos municípios com até 50 mil pessoas.

Em 2019, a premiação ampliou o número de categorias subdividindo em regiões (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) a faixa que compreende até 20 mil habitantes. Também passou a considerar o grupo que engloba de 20.001 a 50.000 habitantes; além de 50.001 a 100.000; 100.001 a 500.000; e mais de 500.000 munícipes.

As vencedoras nas etapas estaduais, depois, seguem para a fase nacional, que é definida após análise da Comissão de Políticas Públicas de Saúde do CFO. O prêmio para as primeiras colocadas é a cadeira odontológica mais os equipamentos.

O Prêmio Nacional CFO de Saúde, apesar de ser realizado desde 2005, recebeu essa nomenclatura em 2018, a partir da Resolução CFO 156/2015. Antes era denominado Prêmio Brasil Sorridente.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78