A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Amparo está seguindo a recomendação do Governo de São Paulo quanto à importância da vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que planejam viajar para áreas com transmissão do vírus, regiões rurais e áreas de mata durante o Carnaval. Em Amparo, há disponibilidade do imunizante, e é recomendável que a vacinação seja agendada, pois as doses abertas têm validade reduzida.
No estado, foram confirmados 10 casos de febre amarela em humanos, dos quais seis resultaram em óbito, todos entre pessoas não vacinadas. Desde o ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) registrou 30 primatas não humanos infectados nas regiões de Ribeirão Preto, Campinas, Barretos e Osasco.
A vacina contra a febre amarela é a principal medida de proteção contra a doença. Portanto, é recomendado que todas as pessoas que planejam viajar para áreas com transmissão do vírus ou regiões rurais e de mata verifiquem sua carteira de vacinação.
Aqueles que ainda não foram vacinados contra a febre amarela, que não possuem carteira de vacinação ou têm dúvidas sobre sua imunização, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima com pelo menos dez dias de antecedência da viagem.
Desde 2020, o Ministério da Saúde atualizou as recomendações de vacinação contra a febre amarela da seguinte forma:
· Crianças menores de 5 anos: duas doses, a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.
· Crianças a partir dos 5 anos: dose única.
Vale lembrar que, se a pessoa tiver recebido apenas uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade, deve receber uma dose adicional, independentemente da idade.
A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário de vacinação e está disponível em todas as UBS do Estado.
Além da imunização, é fundamental adotar medidas de proteção individual, como:
· Uso de calças e camisas de manga longa.
· Sapatos fechados.
· Aplicação de repelente nas áreas expostas do corpo.
· Uso de mosquiteiro em berços e carrinhos de crianças menores de 6 meses de idade.
Para entrar em alguns países, é obrigatório apresentar o Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela, comprovando a imunização.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem:
· Início súbito de febre.
· Calafrios.
· Dor de cabeça intensa.
· Dores musculares.
· Dores no corpo em geral.
· Náuseas e vômitos.
· Fadiga.
· Fraqueza.
Twittar | Compartilhar |