Por: A Tribuna
17/12/2019
11:30

Na busca de soluções para diminuir as filas de espera por cirurgias no município, a Prefeitura da Estância de Serra Negra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, utilizou recursos de uma emenda parlamentar para viabilizar cirurgias que podem ser realizadas no Hospital Santa Rosa de Lima.

Ao todo, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Cesar Fernandes, já estão confirmadas 56 cirurgias até o momento. “Foram selecionadas aquelas que estavam com maior urgência, nas áreas de ginecologia e ortopedia, e as que eram possíveis serem realizadas no Hospital Santa Rosa de Lima”, informa.

A coordenadora da Central de Regulação e Agendamentos do município, enfermeira Thaís de Moura, explica que a emenda é no valor de R$ 340 mil - do ex-deputado federal Marcelo Squassioni  – e que foi aplicada no Incremento de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC), para o Hospital. “É com se fosse um 'plus' nos recursos de custeio utilizados pelos municípios na execução das ações de saúde. Como temos uma demanda grande de cirurgias que não conseguimos vagas no Estado e também não tem como o hospital oferecer gratuitamente, decidimos comprar estes procedimentos cirúrgicos”, afirma Thaís.

Segundo ela, já foram realizadas esta semana dez cirurgias entre histerectomia, curetagem e laparotomia exploratória, com a equipe da ginecologista, Dra. Daniela Biller. “Há previsão de mais em 2020”, informa Thaís. E na especialidade de ortopedia, a equipe do Dr. Vicente Castagnaro irá atender 46 pacientes com necessidade cirúrgica por ruptura de menisco (14), ligamento do joelho (19) e ruptura de ligamento do ombro (13). “O SUS oferece estas cirurgias, mas a oferta é pequena e quase nunca é possível conseguir”, garante a coordenadora.

A secretária lembra que havia pedidos na fila desde 2017. “Fizemos a análise com os médicos e os casos de maior complexidade foram atendidos. Infelizmente, quem não foi atendido ou tinha um grau menor de urgência, voltou para a fila”, declarou.

O prefeito Sidney Ferraresso (DEM) avaliou como “excelente saída” para o uso dessa emenda. “Ficamos muito felizes em atender esses pacientes. Essa emenda estava direcionada para outro objeto. Não foi possível modificá-la e ela foi para o MAC. Como temos uma boa relação com o Hospital, encontramos essa excelente saída, porque é angustiante saber que eles precisam, mas há poucas vagas disponíveis. Se não fosse esse recurso, não teria como fazer. É a primeira vez que Serra Negra consegue comprar cirurgias neste formato”, acrescentou.

Por fim, a secretária informa que, se em 2020 houver saldo remanescente destes recursos, fará cirurgias de hérnia e vesícula, “mas não podemos prometer”.
 

Cirurgias e exames no Bolsão do Estado

A equipe da Central de Regulação e Agendamentos da Secretaria Municipal de Saúde do município de Serra Negra conseguiu 60 exames de tomografias, 3 consultas de mastologia e 24 cirurgias de hérnias, nos meses de outubro, novembro e dezembro, pelo ‘Bolsão da Saúde’.

O ‘Bolsão’ é disponibilizado pelo Governo do Estado, com ofertas de vagas não utilizadas por outros municípios, para realização de exames e cirurgias. “Reduzimos em praticamente 50% a fila de espera de cirurgias de hérnias”, informou a secretária.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78